header top bar

section content

VÍDEO: Engenheiro civil fala sobre a história da BR-230 e diz que obra é a mais importante da Paraíba

O profissional falou sobre estratégias para duplicação até o Sertão, e destacou o efeito econômico positivo que a obra proporcionou em todo o estado

Por Luiz Adriano

11/10/2022 às 20h03 • atualizado em 11/10/2022 às 20h07

O engenheiro civil Fernando Figueiredo, durante sua participação no Quadro Diário de Obras, no programa Diário News da TV Diário do Sertão desta semana, discorreu sobre a BR-230. Ele enfatizou a importância da obra e classificou como a mais importante construída até hoje na Paraíba. O profissional explicou que a BR-230 na Paraíba tem um dos melhores asfaltos do Brasil.

“Essa obra ela é uma das maiores do Brasil e com certeza da Paraíba ela é a obra mais importante, porque permitiu justamente esse desenvolvimento, o transporte e o tráfego do Litoral ao Sertão e implementou essas condições de você poder se deslocar ao longo do estado”, destacou.

Ele explicou que as outras construções só é possível por causa da BR-230 que na Paraíba é registrada como Rodovia Antonio Mariz, e nacionalmente é Transamazônica.

INÍCIO

Fernando Figueiredo disse que antes da década de 70, os paraibanos só podiam contar com as estradas vicinais e as ferrovias, o que segundo ele, atrasava o desenvolvimento econômico das regiões. Ele explicou que no Sertão por exemplo, os produtos eram comercializados mais com Pernambuco do que com a Capital João Pessoa, devido à distância e a dificuldade para trafegar.

As obras da rodovia federal teve início na década de 1970 durante o Regime Militar.

PROBLEMAS ESTRUTURAIS

Na Paraíba, segundo o profissional, os problemas mais recorrentes referem-se a buracos em alguns trechos.

Ele explicou que a BR-230 geralmente apresenta muitos problemas na região Norte. Ele falou que em alguns períodos do ano há trechos que fica impossível trafegar.

DUPLICAÇÃO

A duplicação dentro do estado da Paraíba foi feita na década de 1990, mas abrange apenas João Pessoa até Campina Grande.

Fernando disse que uma forma de desenvolver a duplicação em todo o estado, seria fazer com duas frentes, isto é, começando de Campina para o Sertão e do Sertão para Campina.

Fernando Figueiredo é engenheiro civil e professor do IFPB campus de Cajazeiras. Ele participa todas as segundas-feiras do programa Diário News da TV Diário do Sertão, com a coluna semanal ‘Diário de Obras’.

Para saber mais sobre o profissional, basta segui-lo no Instagram: @fernandofigueiredos ou se inscrever em seu canal do Youtube: Canal do Fernando Figueiredo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: