header top bar

section content

VÍDEO: Hospital Infantil de Patos e outras duas unidades da PB recebem novos leitos de UTI pediátrica

O Secretário de Saúde do Estado ressaltou que o aumento dos leitos é em virtude da demanda de casos graves de síndromes gripais infantis. Ele destacou a importância da vacinação contra a Influenza

Por Diário do Sertão com Secom-PB

05/05/2023 às 16h50

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza uma nova ampliação de leitos pediátricos de retaguarda, para atender casos de Síndrome Gripal Aguda Grave (SRAG). Nesta quinta-feira (4), o secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, realizou uma visita ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, que será uma das unidades que receberá os casos infantis agravados de forma emergencial. Ao todo, serão mais 26 leitos de UTI, distribuídos nas unidades da Rede Estadual em João Pessoa, Campina Grande e Patos, além de 77 de enfermaria em outros serviços hospitalares.

A estratégia faz parte de um plano de ação elaborado para o enfrentamento do aumento de casos das síndromes gripais infantis e será realizado de forma emergencial, tendo início até a segunda-feira (8).

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, o aumento de casos de síndromes gripais ocorre devido ao período de sazonalidade destes agravos com estimativa de prevalecer até junho.

Com a ampliação desta quinta-feira (4), a Paraíba passa a contar com 385 leitos pediátricos entre enfermaria e UTI distribuídos em várias unidades de saúde estaduais, contemplando as três Macrorregiões: Complexo Hospitalar Arlinda Marques, Hospital Distrital de Solânea, Hospital Infantil Noaldo Leite, UPA de Cajazeiras, Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa e Hospitais Regionais de Sousa, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Picuí e Mamanguape.

Os leitos de UTI pediátrica tiveram números ampliados na Paraíba – foto: divulgação/Secom-PB

“Hoje estamos ampliando mais 26 leitos de UTI pediátrica, sendo 10 no Hospital de Trauma de João Pessoa, 10 no Hospital de Trauma de Campina Grande e outros 6 no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos. O nosso objetivo é prestar assistência à população infantil que precisa de um suporte especializado, intensivo, um suporte de oxigênio, diante da ocorrência de crianças adoecendo de forma grave com síndromes respiratórias. Essa é uma ação do Estado para dar suporte, ampliando leitos de retaguarda, de forma emergencial, assim como foi para a Covid-19. A ocupação desses leitos será realizada via Central Estadual de Regulação”, explica.

DADOS E VACINAÇÃO

Sobre os dados atuais do agravo na Paraíba, o estado contabiliza 24 casos (2 de Influenza A e 21 de Influenza B) e 11 óbitos. O secretário pontua que desses 11 óbitos confirmados por vírus respiratórios (exceto covid-19), seis (54,5%) ocorreram em crianças menores de oito anos de idade, sendo dois por influenza B, três por vírus sincicial respiratório e um por parainfluenza (VPH).

“Os dados atuais da SRAG mostram a necessidade de ampliarmos a oferta de vacinação das crianças menores de 6 anos. As doses estão disponíveis em todos os municípios do estado. Lembramos que a vacinação é a única forma de proteção para a forma grave da doença. Vacinas salvam vidas, mas infelizmente há alguns anos o Brasil sofre com as baixas coberturas vacinais e na Paraíba não tem sido diferente. Este aumento de casos de síndromes respiratórias graves é um reflexo disso. Só com a vacina podemos frear essa alta de casos na população mais vulnerável”, reforça.

Visita do secretário de estado da Saúde, Jhony Bezerra, ao Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa – foto: Secom-PB

DIA D

Neste sábado (6), a Paraíba irá realizar mais um dia D de vacinação para ampliar as coberturas vacinais e facilitar o acesso da população às doses. São mais de mil salas de vacinação espalhadas por todos os 223 municípios. A campanha de vacinação contra Influenza vai até o dia 31 de maio. Atualmente, a cobertura estadual é de 30,41%, colocando a Paraíba em 3º lugar do ranking nacional e do Nordeste.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: