header top bar

section content

Inscrições abertas para o Programa Jovens Embaixadores 2015

Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos.

Por

16/05/2014 às 15h03

O Programa Jovens Embaixadores 2015 está com as inscrições abertas até o dia 8 de agosto. Para participar, os jovens devem ter entre 15 e 18 anos (até a data da viagem), ter boa fluência oral e escrita em inglês, ser aluno do ensino médio da rede pública, pertencer à camada sócio-econômica menos favorecida, ter excelente desempenho escolar, perfil de liderança e estar engajado, por pelo menos um ano, em atividades de responsabilidade social/voluntariado e ter pouca ou nenhuma experiência no exterior.

Para se inscrever o estudante deve acessar a página do programa no Facebook pelo endereço (http://www.facebook.com/JovensEmbaixadores) e preencher o formulário online.

Na segunda etapa, que acontece até o dia 20 de agosto, o candidato deve concluir o preenchimento do questionário preliminar, selecionar uma instituição parceira mais próxima da sua casa para enviar toda a documentação exigida via Internet e enviar as fotos e todos os documentos comprobatórios dos pré-requisitos.

Na terceira etapa, que acontece até o dia 3 de setembro, as instituições parceiras vão acessar o banco de dados do programa, revisar o material e confirmar a participação dos candidatos. Na quarta etapa, que acontece no dia 12 de setembro, serão aplicados aos selecionados os exames escritos e, na quinta etapa, que acontece até o dia 26 de setembro, as instituições parceiras vão aplicar o exame oral aos candidatos que obtiveram as melhores pontuações.

Nesta etapa também serão realizadas visitas às casas dos candidatos e serão definidos os semifinalistas que vão participar da competição nacional.

Nas etapas seguintes será realizada pela Embaixada/Consulados a revisão do material dos semifinalistas e no dia 24 de outubro será divulgada a lista de selecionados para o programa Jovens Embaixadores 2015. De nove de janeiro a 1º de fevereiro de 2015 os selecionados de todo o Brasil participarão do programa nos Estados Unidos e retornam ao Brasil no dia 1º de fevereiro.

Desta vez, o Programa aumentou o número de vagas de 35 para 50. Na edição passada, uma estudante paraibana foi escolhida, a aluna da Escola Estadual Olivina Olívia, Jailma Santos, selecionada depois de concorrer com 173 alunos oriundos da rede estadual e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

Jovens Embaixadores – É um programa de intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos para estudantes brasileiros de destaque na rede pública de ensino. Criado em 2002, o Programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades por meio de sua liderança, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica, e conhecimento da língua inglesa.

Os vencedores das 50 bolsas viajam em janeiro para os Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem.

Após essa primeira semana em Washington, o grupo é dividido em subgrupos e cada um deles viaja para um estado diferente nos Estados Unidos.

Nos estados, eles são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e interagem com jovens da sua idade, participam de atividades sociais/culturais na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

O ‘Jovens Embaixadores’ foi criado pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e o primeiro grupo viajou em 2003. A partir de 2012, o programa passou a ser reproduzido em todos os países do continente americano. Desde o lançamento, 330 jovens brasileiros da rede pública já participaram. Cerca de 11.500 estudantes do ensino médio da rede pública de todos os Estados brasileiros participaram do processo seletivo para a edição de 2014.

Da secom

Tags:

Recomendado para você pelo google

VIRALIZOU NA WEB

Vídeo de jovem que se feriu ao pular de sangria de barragem no Sertão vai parar em página de humor

VÍDEO!

Projeto social de Cia de Trânsito de Cajazeiras distribui cestas básicas e ovos de Páscoa para crianças

DESABAFO

VÍDEO: Vereadora ex-aliada do prefeito de Ipaumirim, detona gestão de Geraldão: “O prefeito é ausente”

BOA INICIATIVA!

Prefeito de Monte Horebe anuncia pães e peixes para população carente e antecipação do salário de Abril