header top bar

José Ronildo

section content

Candidatos

01/11/2025 às 21h15

Coluna de José Ronildo

Por José Ronildo – Como Cajazeiras não tem como eleger um deputado federal, a única saída vai ser votar nos candidatos de fora e infelizmente, nos forasteiros ou Copa do Mundo, que só aparecem de quatro em quatro anos.  E eles já começaram a chegar para levar nossos votos, por meio de vereadores, suplentes e demais lideranças políticas e comunitárias. Depois, pegam os votos e vão embora, sem qualquer compromisso com a cidade.

Além de candidatos de outras regiões, como Campina Grande, ainda aparecem lideranças políticas apoiando um candidato de Sousa. Evidente que se elegendo deputado vai trabalhar muito mais por sua terra.

É bom lembrar da rivalidade entre as duas cidades, que não é só no futebol. Sousa tentou tomar o IML de Cajazeiras, entretanto, como Ricardo Coutinho já tinha uma emenda do senador Raimundo Lira de R$ 1 milhão garantida para a obra, além de já ter assumido o compromisso de instalar o equipamento em Cajazeiras, ele disse que o IML seria na terra do Padre Rolim.

Os políticos de Sousa também se juntaram na tentativa de tomarem o curso de Medicina de Cajazeiras, o que só não aconteceu graças ao Reitor Thompson Mariz, que já tinha anunciado que o curso seria instalado em Cajazeiras e não cedeu à pressão nem de Sousa, nem de Patos, que também entrou na briga.

LEIA TAMBÉM:

Na época da instalação do curso de Medicina, Thompson colocava como pontos positivos, o fato do campus de Cajazeiras já contar com um curso técnico em Enfermagem, laboratórios, além do envolvimento das lideranças empresariais locais, mas as lideranças de Sousa não respeitaram essa decisão e queriam levar o curso pra lá a todo custo.

Lideranças já negociam o voto do eleitor, com candidatos de fora, sem assumir qualquer compromisso com a cidade. Na eleição passada o único candidato de fora que correspondeu às expectativas do eleitorado foi Agnaldo Ribeiro, votado por Zé Aldemir.

Wilson Santiago nada trouxe para a cidade. Já Luiz Couto, destinou uma pequena verba para a saúde, além de recursos para o HUJB, e Wellington Roberto, destinou R$ 1,2 milhão para construção da creche da zona norte. Muito pouco. Cajazeiras está excluída das emendas de bancada, que são responsáveis por grandes obras de mobilidade urbana e infraestrutura. Por falta de representatividade, a cidade perdeu o HU, projetado na gestão de Dilma.

A cidade precisa da Perimetral Norte, de um Centro de Convenções; Um Parque de Eventos, da urbanização do entorno do Açude Grande, com um Parque Linear, um espaço de convivência como acontece com o Leblon. Na região, os candidatos de fora, que o eleitorado nunca ouviu nem falar também começam a aparecer, através de negociações que são feitas com as lideranças.

É bom lembrar que para estadual, também já começa a aparecer pré-candidatos dizendo que tem raízes na cidade, que a família é daqui, etc. É assim que nossos votos vão embora, sem qualquer retorno.

Curtas

Zé Aldemir nega que tenha feito acordo com Júnior Araújo e diz esperar que Corrinha seja justa no tratamento em relação aos dois.

A lua de mel entre Júnior e Zé acabou e todos apostam que essa disputa interna não vai terminar bem. Será?

Segundo Zé Aldemir o quadro de indefinição nos partidos políticos na Paraíba em relação às eleições proporcionais ainda é muito grande e isso pesou na sua decisão de não disputar um mandato de deputado federal.

Até mesmo a federação PP/União Brasil pode naufragar, disse.

O vice-governador Lucas Ribeiro disse que vai tentar convencer Corrinha e Zé Aldemir a apoiarem João para o Senado.

Para alguns, missão quase impossível, até porque João não demonstrou interesse em contar com o apoio de Corrinha e Zé Aldemir e trabalhou contra durante a campanha municipal.

O senador, agora aliado de Bolsonaro, e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil), decidiu apoiar o prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), para uma das vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. A misturada está grande na política paraibana.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

José Ronildo

José Ronildo

Redator do Jornal Gazeta, Radialista e apresentador do Microfone Aberto da Rádio Alto Piranhas

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: