header top bar

section content

“Faixa de Pedestre: use sem moderação”: Campanha do trânsito da Polícia Militar é realizada com blitz na cidade de São João do Rio do Peixe. VEJA AS FOTOS AQUI!

A 5ª Companhia de Trânsito com sede em Cajazeiras (CPTran) realizou nesta terça-feira (7), uma blitz educativa, em São João do Rio do Peixe. Confira!

Por Diário do Sertão

07/03/2017 às 16h07 • atualizado em 07/03/2017 às 16h10

A 5ª Companhia de Trânsito com sede em Cajazeiras (CPTran) realizou nesta terça-feira (7), uma blitz educativa, em São João do Rio do Peixe.

Intitulada, “Faixa de Pedestre: use sem moderação”, os policiais fizeram entrega de panfletos e orientaram a população a ultrapassar com segurança a rodovia. O operação foi comandada pelo Capitão Segundo, que está a frente da corporação.

Regra no trânsito
A preferência na faixa de pedestre depende exclusivamente do contexto na qual a situação está inserida, e isso é determinante para indicar quem é o culpado por um eventual acidente.

Onde há uma faixa de pedestre indicada na pista, mas não há nenhum semáforo, o motorista deve dar preferência para o pedestre, sob qualquer circunstância. Não oferecer a preferência, no entanto, não implica em algum tipo de punição, caso não ocorra um acidente.

Quando há semáforos, no entanto, a situação é diferente. Se houver faixa de pedestre e semáforo que inclui a sinalização para pedestres, eles devem obedecer a indicação do semáforo específico para quem está a pé, ou seja: atravessar apenas quando a luz verde indicar que isso deve ser feito.

Se houver a faixa e o semáforo apenas para carro, a preferência do pedestre é inversa à do carro, ou seja: sob luz verde, a preferência é dos carros; sob luz vermelha, a preferência é dos pedestres.

Onde não há faixa ou semáforo, o ideal é que o motorista preze pela segurança do pedestre, dando preferência sempre que possível. O pedestre, no entanto, deve estar atento à movimentação dos carros, sem tomar decisões que não sejam baseadas em sua própria segurança.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com assessoria

Recomendado pelo Google: