header top bar

section content

NO SERTÃO: Ministério Público Federal denuncia servidores de Instituto de Previdência e assessora de prefeitura; Rombo ultrapassa meio milhão

Denunciados são acusados de fraudes na administração da Patos Prev. Prejuízo é de mais de R$ 600 mil

Por Diário do Sertão

07/04/2017 às 16h10 • atualizado em 07/04/2017 às 16h13

Ministério Público Federal (Foto ilustrativa)

O Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB), por meio da Procuradoria da República no Município (PRM) de Patos, denunciou dois servidores do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município (Patos Prev) e uma assessora da Prefeitura Municipal. São eles: Edvaldo Pontes Gurgel (superintendente da Patos Prev), João Lima Filho (diretor financeiro do instituto) e Ivanir Chaves Fagundes (assessora para assuntos financeiros, a serviço da Prefeitura de Patos).

+ Ministério Público Federal ‘manda’ prefeituras de 26 cidades do Sertão da Paraíba revisar Bolsa Família para combater fraudes. VEJA LISTA!

As investigações indicam compra de títulos públicos federais superfaturados nos anos de 2006 e 2007. Os atos de gestão fraudulenta foram identificados a partir de análise de demonstrações contábeis, extratos bancários das aplicações financeiras e outros documentos obtidos durante auditoria do Ministério da Previdência Social, realizada em 2008.

As penas previstas para os crimes contra o sistema financeiro nacional, que contemplam os três denunciados, são de 3 a 12 anos de reclusão e multa.

Na ação penal, o MPF em Patos requer a aplicação da pena privativa de liberdade, em montante a ser proposto em alegações finais; além da aplicação da perda de cargo, emprego, função pública ou mandato eletivo dos denunciados, como efeito da condenação; bem como a fixação do valor mínimo para reparação dos danos causados pela infração, considerando os prejuízos causados ao instituto Patos Prev.

Dano
Após perícia contábil realizada pela Polícia Federal, identificou-se um dano atualizado aos segurados da Patos Prev de R$ 636.146,74.

DIÁRIO DO SERTÃO com MPF

Recomendado pelo Google: