header top bar

section content

Militante acusa presidente da Câmara de Cajazeiras de ‘violência institucional’ em sessão das mulheres

Representante da Marcha Mundial das Mulheres, Neidinha Alves afirma, em nota, que o vereador José Gonçalves de Albuquerque cortou sua fala com truculência

Por Jocivan Pinheiro

14/03/2019 às 17h38 • atualizado em 14/03/2019 às 18h49

Neidinha Alves e Delzinho

A representante da Marcha Mundial das Mulheres em Cajazeiras, professora Neidinha Alves, publicou nas redes sociais uma nota de repúdio em que acusa o presidente da Câmara de Vereadores, José Gonçalves de Albuquerque, conhecido como Delzinho (PTC), de ter agido com ‘violência institucional, truculência e machismo’ ao mandar cortar o microfone da tribuna durante a fala da militante na sessão especial do Dia Mundial das Mulheres nesta terça-feira (12).

De acordo com o texto de Neidinha, “na sessão de hoje, 12 de março de 2019, aconteceu o que nunca havia presenciado em uma sessão pública de homenagem às mulheres: violência institucional, truculência, machismo, corte de microfone, negação de direito de fala para as mulheres que fazem o enfrentamento da violência nesta cidade.”

VEJA TAMBÉM: Advogada que foi espancada pelo prefeito é impedida de falar em sessão especial do Dia das Mulheres na Câmara de Sousa

Neidinha conta que o microfone foi cortado no momento em que ela criticava o “desmonte das políticas públicas para as mulheres a nível nacional” e falava dos acontecimentos mais recentes a respeito do assassinato de Marielle Franco.

“Eu, representando a Marcha Mundial das Mulheres, estava fazendo uso da palavra na tribuna da Câmara Municipal de Cajazeiras e tive o meu direito tolhido violentamente pelo atual presidente da Câmara, o vereador Delzinho, na sessão especial que celebrava o Dia Internacional da Mulher. É inacreditável o que ocorreu. Fomos todas e todos tomados de susto pela agressividade, o autoritarismo e a falta de postura do presidente”, escreve a militante.

Prints da nota de repúdio de Neidinha Alvez (clique nas imagens para ampliar)

“Uma pessoa do público fez uma interpelação, uma observação, e ao invés do vereador administrar a situação, voltou-se para mim, impediu que eu concluísse a preleção e encerrou a sessão especial, deixando todos os presentes abismados com a ação de abuso de poder, machismo e violência”, completa.

Ainda de acordo com Neidinha, a sessão foi encerrada sem que outras mulheres gestoras públicas e militantes tivessem direito a fala. “A sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher terminou em violência contra as mulheres. Que fique registrado o nosso repúdio a atitude desproporcional e violenta do presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras”, finalizou.

O outro lado

Em contato com o Diário do Sertão, o presidente da Câmara confirmou que mandou desligar o microfone, mas negou que tenha sido truculento com a militante que fazia uso da fala. Delzinho alegou que precisou cortar o áudio de Neidinha Alves para cumprir o regimento de horários da Casa, pois, segundo ele, a sessão havia começado às 17h e já estava indo para as 21h.

O vereador afirma que algumas participações iniciais na tribuna demoraram bastante e acabaram prolongando demais a sessão, por isso ele teve que controlar o tempo das falas posteriores, entre elas a de Neidinha, dando no mínimo três minutos e no máximo cinco.

Ainda assim, segundo o vereador, a participação da militante na tribuna ultrapassou bastante esse prazo, obrigando-o a chamar a atenção dela várias vezes para que ela encerrasse a fala. Como isso não aconteceu, Delzinho mandou desligar o microfone.

Além de se defender, Delzinho acusa a militante de ter sido desrespeitosa com o Poder Legislativo ao ‘jogar’ um ‘blusão’ sobre o brasão da Câmara que fica na frente da tribuna. Por fim, ele alega que encerrou a sessão porque ela já estava ficando tumultuada.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: