header top bar

section content

São Bento é alvo da PF durante operação contra esquema de tráfico internacional de drogas e munições

Os mandados foram cumpridos nos estados de Mato Grosso, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás.

Por Diário do Sertão com Assessoria/PF

30/06/2021 às 11h18 • atualizado em 30/06/2021 às 11h22

(Foto: divulgação/PF).

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (29) a Operação “Teseu”, para desarticular organização criminosa responsável pelo transporte de drogas e munições da região de fronteira seca do Brasil com a Bolívia para a região Nordeste do País. Na Paraíba, de acordo com o portal de notícias ClickPB, a ação da PF se deu no município de São Bento, na região de Catolé do Rocha, no Sertão paraibano.

Participaram da operação aproximadamente 110 policiais federais. Eles deram cumprimento a 23 mandados judiciais, expedidos pela Justiça Federal de Barra do Garças/MT, sendo quatro de prisão preventiva e 19 de busca e apreensão, além de 49 ordens de sequestro de imóveis e veículos e bloqueio judicial de ativos financeiros em desfavor dos investigados. Os mandados foram cumpridos nos estados de Mato Grosso, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Bahia, Acre, Rio Grande do Norte, Paraíba e Goiás. Foram indiciadas ao longo da investigação 49 pessoas.

VEJA TAMBÉM

Polícia Federal investiga fraude na concessão do auxílio emergencial

As investigações que resultaram na operação tiveram início em agosto de 2020, quando a Polícia Federal prendeu em flagrante, em Barra do Garças/MT, um dos integrantes da organização criminosa responsável pelo transporte dos ilícitos em cargas de ração animal.

Após a prisão, foi possível identificar um forte esquema de transporte de drogas e munições, composta por vários membros, dentre eles familiares de presos e internos de estabelecimentos prisionais. A droga adquirida na Bolívia era transportada em caminhões, do Estado do Mato Grosso para a região nordeste do País. A PF identificou que, somente dois operadores do esquema, movimentaram em menos de dois anos milhões de reais, valendo-se de uma empresa de fachada para camuflar a origem ilícita do dinheiro.

A investigação observa as diretrizes da Polícia Federal no enfrentamento ao tráfico de drogas, que consistem na descapitalização das organizações criminosas, prisão de lideranças e cooperação internacional.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: