header top bar

section content

VÍDEO: Em parceria com o Sest/Senat, Presídio de Cajazeiras faz entrega de certificados para 21 apenados

Os certificados de conclusão do curso de Noções Básicas de Mecânica e Elétrica de Veículos foram entregues na manhã desta sexta-feira (23)

Por Luiz Adriano

24/07/2021 às 11h11 • atualizado em 24/07/2021 às 11h25

A Penitenciária Padrão de Cajazeiras realizou nesta sexta-feira (23) a entrega de certificados de conclusão de curso a 21 reeducandos que concluíram o curso de Noções Básicas de Mecânica e Elétrica de Veículos. Segundo o diretor da unidade, Tales Almeida, O curso foi realizado através de uma parceria com o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).

“A nossa função é oferecer meio com que esses apenados consigam se inserir no mercado de trabalho, então a gente desde o ano passado que fizemos essa parceria com o Sest/Senat, a gente procurou o Sest que é uma instituição reconhecida nacionalmente”, disse Tales Almeida.

VEJA TAMBÉM

Presídio de Cajazeiras promove cursos para apenados que estão próximos da progressão de regime prisional

A entrega dos certificados foi realizada na manhã desta sexta-feira (23). (Foto: divulgação).

OBJETIVO

O objetivo do curso segundo o diretor, é fazer com que os reeducandos, que estão próximos de progredir de regime, saiam da unidade prisional com uma profissão que permita com que eles busquem uma vaga no mercado de trabalho.

Este é o segundo curso realizado em parceria com Sest/Senat. O primeiro foi de Noções de Empregabilidade o qual foi feito em 2020 e na oportunidade, os apenados puderam ter um panorama geral de como se encontra o mercado de trabalho.

MAIS CURSOS

Tales Almeida disse ainda que nos próximos meses, mais dez cursos profissionalizantes serão realizados para os reeducandos do presídio de Cajazeiras, por meio dessa parceria entre a Secretaria de Estado e Administração Penitenciária (SEAP) e o Sest/Senat. Segundo ele, os cursos estão sendo custeados pela própria SEAP e pela Vara de Execução Penal e Juizado Especial Misto da Comarca de Cajazeiras.

REDUÇÃO NA PENA

O diretor explicou que os apenados que realizam os cursos têm redução de pena garantida, segundo ele, “a cada 12 horas de curso, diminui um dia na pena”. Ele detalhou como é feita a seleção dos detentos. “A gente tem escolhido logicamente aqueles apenados que a gente percebe que querem realmente mudar de vida, que querem aprender uma profissão, que querem sair da unidade prisional de uma forma melhor, apresentam um bom comportamento, não cometeram nenhum tipo de falta disciplinar, então a gente tem feito essa seleção”, ressaltou.

Estiveram presentes durante a entrega dos certificados, o diretor do Sest/Senat, Marcelo Virgulino e o gerente executivo do Sistema Penitenciário, Ronaldo Porfírio.

Confira a fala do diretor do presídio no vídeo que está no topo do texto, o qual foi gravado pelo repórter Ângelo Lima.

Veja mais fotos do evento:

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: