header top bar

section content

VÍDEO: Jovem puxado por moto de policial é um ‘show de horror do racismo estrutural’, diz repórter

Ainda repercute no mundo um vídeo divulgado nas redes sociais que mostra um jovem negro de 18 anos sendo puxado por uma moto pilotada por um policial

Por Jocivan Pinheiro

02/12/2021 às 19h07 • atualizado em 02/12/2021 às 19h13

Ainda repercute no mundo um vídeo divulgado nas redes sociais que mostra um jovem negro de 18 anos sendo puxado por uma moto pilotada por um policial militar, na tarde de terça-feira (30), na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na Vila Prudente, Zona Leste de São Paulo. O vídeo viralizou e impulsionou discussões sobre racismo.

Segundo a PM, o rapaz havia sido preso por suspeita de tráfico de drogas e de dirigir sem habilitação. No entanto, o policial que o algemou na moto foi afastado das funções de rua provisoriamente.

VEJA TAMBÉM

Influencer de filosofia diz que o Brasil sofre de uma ‘tirania branca que impõe como o preto deve falar’

Ao vivo no programa Olho Vivo, direto de São Paulo, o repórter Odair Cardoso avaliou a cena como mais uma demonstração de racismo estrutural. Ele comparou o caso a uma foto de 1982, do repórter fotográfico Luiz Morier, que mostra homens negros amarrados pelo pescoço com cordas durante uma abordagem da Polícia Militar. Na época, a foto ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo.

“A Polícia Militar tem a responsabilidade de proteger a população e não dar um show de horror. Isso é um show de horror não só para o nosso país, como para o mundo. Como é que o mundo civilizado vê uma cena dessa?”, indagou o repórter.

Segundo o Boletim de Ocorrência (BO) do caso, registrado no 56º Distrito Policial (DP), Vila Alpina, o jovem é desempregado e pilotava uma motocicleta quando furou um bloqueio policial. O nome do PM que o puxou não foi divulgado no registro policial.

PORTAL DIÁRIO

Tags:
Recomendado pelo Google: