header top bar

section content

EXCLUSIVO: Cabo da PM relata momento que salvou jovem de afogamento em Açude de São José de Piranhas

"Graças ao meu bom Deus deu tudo certo e eu pude retornar para quem eu tinha deixado do outro lado da margem, que era minha esposa e meu filho que ali me esperava", relatou o PM

Por Luiz Adriano

07/03/2022 às 20h21 • atualizado em 07/03/2022 às 20h27

Um cabo da PM que estava em dia de folga, conseguiu livrar um jovem de morrer afogado na manhã deste domingo (06) no Açude de Boa Vista, em São José de Piranhas, na região de Cajazeiras. O cabo José Edilânio Martins da Silva, falou com exclusividade ao Diário do Sertão e explicou como tudo aconteceu.

Segundo o cabo, ele encontrava-se no local por volta das 11h com amigos, sua esposa e seu filho de 3 anos de idade. Ele disse que havia muitos banhistas e em um determinado local, encontrava-se 4 jovens que segundo o PM, tinha na faixa etária entre 15 e 16 anos, todos em uma boia pequena.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Mesmo sem carnaval de rua, Bombeiros de Cajazeiras reforçam equipe e monitoram açudes da região

Cabo José Edilânio Martins da Silva. (Foto: divulgação).

“Houve uma hora que as pessoas começaram a gritar dizendo que tinha uma pessoa se afogando”, disse Edilânio que de imediato, ao perceber que de fato havia “uma pessoa subindo e descendo”, ele correu para socorrer e pulou na água, nadou em direção dos garotos e viu que um deles se afogava e outro tentava salvá-lo, no entanto, segundo o cabo, o que estava sendo submergido tentava se agarrar no outro. Ele disse também que os outros dois tentavam jogar a boia, mas não estavam conseguindo.

O cabo explicou que conseguiu pegar a boia e se aproximar dos rapazes. “Graças ao nosso bom Deus ele me deu discernimento e muita calma ali naquele momento, para que eu mergulhasse ali e conseguisse colocá-los na boia e rebocá-los até a outra margem do manancial. Lá, eles estavam muito aflitos, talvez por terem ingerido uma certa quantidade de água, mas eu tentei acalmá-los e ao chegar do outro lado da margem eu cheguei exausto, muito cansado…”, disse o PM.

“Graças ao meu bom Deus deu tudo certo e eu pude retornar para quem eu tinha deixado do outro lado da margem, que era minha esposa e meu filho que ali me esperavam”, relatou.

ALERTA

O cabo José Edilânio aproveitou para deixar um alerta à população que curte o banho nas águas da transposição no Açude de Boa Vista. Conforme o policial, há uma correnteza que não se percebe de imediato, só depois que entra no manancial é que o banhista se depara com o fenômeno.

“Com isso fica um alerta: ao banhar naquela região tem que ter uma certa cautela, porque na chegada das águas há uma correnteza que vem do canal para o rio, para a barragem, e a olho nu não se percebe, só se entrar dentro da água, mas tem que ter uma certa cautela e uma certa prudência ao banhar ali naquela região”, pontuou.

O PM é lotado no 5º Pelotão da 6ª Companhia BOPE sediada na cidade de Cajazeiras.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: