header top bar

section content

VÍDEO: Cinco pessoas são presas em Operação policial no Sertão da Paraíba e em duas cidades de Pernambuco

As prisões se deram nas cidades de Catolé do Rocha e em Santa Terezinha e Tabira, essas últimas em PE. Os crimes investigados são referentes ao tráfico de drogas e execuções de pessoas, na região de Patos e no estado vizinho

Por Luiz Adriano

30/08/2023 às 10h20 • atualizado em 30/08/2023 às 10h43

Foi desencadeada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (30) a Operação Policial “Desbaste II”, no Sertão paraibano, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável pelo tráfico de drogas e execuções de pessoas nos municípios de Imaculada e Água Branca, na região de Patos, e Santa Terezinha e Tabira, no estado de Pernambuco.

As ações foram deflagradas pelas Forças de Segurança Pública da Paraíba: polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, com o apoio da PM do estado de Pernambuco (Batalhão de Afogados da Ingazeira). Cerca de 50 agentes de segurança participaram da Operação.

Ao todo, segundo a Polícia Civil, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, expedidos pela justiça da Comarca de Água Branca.

A Operação foi deflagrada pelas polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros, com apoio da PM pernambucana – Foto: divulgação/Polícia Civil

HOMICÍDIOS E TENTATIVAS DE HOMICÍDIOS

Conforme a polícia, o grupo criminoso já havia matado duas pessoas no município de Água Branca, além de três tentativas de homicídios na cidade de Imaculada, e alguns assassinatos em Santa Terezinha\PE.

Foram indiciadas 12 pessoas suspeitas de participarem da organização criminosa, e as prisões se deram nas cidades de Catolé do Rocha, no Sertão da Paraíba, e nos municípios de Santa Terezinha e Tabira\PE.

Durante as ações policiais, foram apreendidos dois tabletes de cocaína e maconha.

A Operação foi coordenada pelos Delegados Cristiano Jacques e Luiz Xavier, além dos Coronéis da PM Afonso Galvão e Saulo, e o capitão Firmino Veraz.

Cristiano Jacques que é Superintendente da Polícia Civil no Sertão do estado da Paraíba, destacou a importância das investigações e da efetivação da Operação.

“A repressão contínua é de fundamental importância no combate e controle da criminalidade na região. A presença do Estado na repressão desse tido de ORCRIM permite assegurar a paz social e resguardar a ordem pública, que estava sendo afetada com a conduta criminosa desse grupo. A presença do Estado traz a sensação de segurança para a sociedade”, disse o delegado.

O significado do nome da Operação, ‘Desbaste II’, é: ato ou efeito de desbastar, de cortar, de tornar menos espesso.

Apreensões feitas durante a operação

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: