header top bar

section content

VÍDEO: Debate organizado pela CDL define a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública de Cajazeiras

O debate promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reuniu integrantes das forças policiais, judiciárias, empresários e comerciantes para discutir a segurança no comércio e nas zonas urbana e rural

Por Jocivan Pinheiro

05/10/2023 às 18h33 • atualizado em 05/10/2023 às 18h36

O debate promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cajazeiras reuniu integrantes das forças policiais e judiciárias para discutir a segurança no comércio e em toda a cidade. Na pauta estiveram ainda as queimadas criminosas, o impacto das audiências de custódia no aumento da criminalidade e a reimplantação de câmeras de segurança no centro comercial.

Participaram do debate o juiz Macário Oliveira, da Vara de Execuções Penais; o promotor de justiça José Irineu; o chefe substituto de operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Carlos Frederico Benevides; o delegado seccional da Polícia Civil Antônio Neto; o comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Rômulo Ferreira; o Tenente João Paulo, do Policiamento de Trânsito; Tenente Coronel Charlton Ribeiro, comandante do Corpo de Bombeiros; e José Filho, superintendente de Trânsito de Cajazeiras.

Uma unanimidade durante o debate foi a criação do Conselho de Segurança Municipal. O presidente da CDL, Alexandre Costa, enfatiza a força da entidade para reunir tantas autoridades para discutir um tema tão delicado.

“Depois dessa análise e desse diagnóstico de como se encontra a segurança pública de Cajazeiras, nós chegamos à constatação de que o primeiro passo é a criação do Conselho Municipal de Segurança Pública. Os encaminhamentos foram feitos e já na próxima semana nós vamos convocar o prefeito e essas outras autoridades que já fazem parte e vamos formatar o conselho”, avisou Alexandre Costa.

Debate resultou no acordo para criar o Conselho de Segurança Municipal (Foto: Victor Batista/Diário do Sertão)

O juiz Macário Oliveira destaca a importância do envolvimento da sociedade nas discussões sobre a segurança. “O que eu acho mais importante que nós tivemos aqui foi ser plantada uma semente da criação do Conselho Municipal de Segurança Pública e, principalmente, por ser uma iniciativa da própria sociedade, através da Câmara de Dirigentes Lojistas. Isso mostra que a comunidade não é passiva em relação à segurança e que ela busca iniciativas para poder reduzir essa criminalidade e fomentar a paz social.”

O Tenente Coronel Rômulo Ferreira elenca algumas ações que a Polícia Militar está buscando implantar ou reimplantar para fortalecer a segurança na região, como a volta da ciclopatrulha, otimizar a distribuição de horários das viaturas e reforço de policiamento na zona rural.

O promotor José Irineu classificou o debate como histórico por reunir todos os representantes da segurança em Cajazeiras. “Eu entendo que a sociedade organizada tem que se mobilizar, tem que se voltar. E seria de grande valia que todos os seguimentos pudessem dar as mãos. Nós estamos vivendo um momento delicado de segurança pública no Brasil, mas como estamos tratando de Cajazeiras, precisamos nós nos envolver e trazer nossas ideias.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: