header top bar

section content

VÍDEO: Influenciadora que combatia preconceito contra pessoas com deficiência morre após acidente em Uiraúna

Maria Francisca nasceu com escoliose grave e fazia das redes sociais uma ferramenta não só para divertir e quebrar tabus, como também para conscientizar sobre capacitismo, potenciais e direitos das pessoas com deficiência

Por Luis Fernando Mifô

27/01/2024 às 15h59 • atualizado em 27/01/2024 às 16h06

A influenciadora Maria Francisca Andrade, de 34 anos, morreu na madrugada deste sábado (27), no Hospital Santa Terezinha, na cidade de Sousa, horas após dar entrada vítima de um acidente de trânsito que aconteceu na tarde desta sexta, em Uiraúna.

Maria estava na garupa de uma moto que foi atingida por um carro na Rua José Vieira Bujary, em Uiraúna. Com o impacto da colisão, ela sofreu uma forte pancada na cabeça. Já o piloto, sofreu apenas escoriações leves.

Segundo informações de testemunhas, a mulher que conduzia o carro prestou atendimento às vítimas. Os relatos locais são de que a moto e o carro vinham em velocidade baixa na hora da colisão.

Maria foi levada inicialmente para o Centro de Referência e Especialidade Dr. Alexandre Fernandes (CREDAF), em Uiraúna. Mas, devido à gravidade do seu estado de saúde, teve que ser transferida para o Hospital Santa Terezinha, em Sousa, onde faleceu por volta das 2h deste sábado.

O corpo de Maria Francisca será velado na Rua Projetada, 118, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. A missa de corpo presente está marcada para a Capela Santo Expedito, às 9h deste domingo, em Uiraúna. O velório seguirá à tarde, no cemitério local.

Maria Francisca usava as redes sociais para se divertir e conscientizar (Foto: Instagram)

Nas redes sociais, a prefeita de Uiraúna, Leninha Romão, postou um vídeo com alguns momentos de Maria e uma legenda que destaca a garra da conterrânea para enfrentar os problemas cotidianos de uma pessoa com deficiência.

“Maria Francisca, você foi uma grande guerreira aqui na terra, batalhou, lutou todos os dias e venceu grandes guerras. Sempre será lembrada por seu carisma, alegria e animação. Jamais iremos te esquecer. A toda família e amigos, meus sentimentos. Deus te receba de braços abertos e Maria Santíssima esteja sempre ao lado da sua família dando forças. Vai com Deus, Maria Francisca, estrelinha do Céu!”, escreveu a prefeita.

Influenciadora em defesa das pessoas com deficiência

Maria Francisca era formada em Ciências Biológicas pela UFCG, trabalhava nos Correios de Uiraúna e também era influenciadora digital nas redes sociais. Só no Instagram ela já acumulava 116 mil seguidores.

A uiraunense nasceu com escoliose grave e fazia das redes sociais uma ferramenta não só para divertir e quebrar tabus, como também para conscientizar sobre capacitismo, os potenciais e os direitos das pessoas com deficiência.

Maria Francisca usava as redes sociais para se divertir e conscientizar (Foto: Instagram)

Ela começou a ganhar mais visibilidade nas redes em 2018, quando o cantor Léo Santana compartilhou um vídeo de Maria dançando uma das músicas dele, “Empina e treme”. Daí em diante, sempre que podia, Maria subia aos palcos durante shows em Uiraúna para curtir uma das suas paixões, que era dançar.

Apesar do sucesso, Maria ainda enfrentava dificuldades para fechar parcerias, e atribuía isso ao fato de ser uma PCD. Ela ressaltava que é fundamental que as marcas contratem pessoas com deficiência para as suas campanhas publicitárias porque essa representatividade aproxima diferentes públicos e agrega valor aos produtos.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: