header top bar

section content

VÍDEO: Em média, duas denúncias de assédio no trabalho são registradas por dia na Paraíba, diz MPT-PB

Levantamento do órgão mostra 233 denúncias nos seis primeiros meses de 2025, entre assédio moral e sexual

Por Luis Fernando Mifô

06/10/2025 às 19h07 • atualizado em 06/10/2025 às 19h08

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) registra, em média, duas denúncias de assédio no trabalho por dia. Foram 233 denúncias somente nos primeiros seis meses deste ano, das quais 216 de assédio moral e 17 de assédio sexual.

Para discutir o assédio que leva ao adoecimento e como proceder, o MPT realizou o evento “No Acolhimento do Samba”, no dia 30 de setembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), em Campina Grande, em parceria com a Gerência de Serviços Especializados em Saúde do Trabalhador (GSE) do município.

A proposta foi utilizar a cultura para abordar temas e situações que levam ao adoecimento mental no ambiente de trabalho e chamar a atenção da sociedade para a necessidade de prevenção e de tratamento de trabalhadores e trabalhadoras. A programação contou com uma palestra da psicóloga Josiplessis Marques, com uma roda de samba com a cantora Savanna Aires e um ‘momento terapêutico do riso’ com o humorista Zé Lezin.

“O combate ao assédio no trabalho é um tema muito caro para o MPT, pois leva ao adoecimento mental. É importante denunciar para que possamos atuar”, disse a procuradora do Trabalho Andressa Ribeiro Coutinho, coordenadora Regional da Coordigualdade/MPT (Coordenadoria de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho).

Como denunciar

Denúncias de assédio no trabalho podem ser feitas no site do MPT na Paraíba, no link www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias ou no portal nacional do MPT (www.mpt.mp.br). Na Paraíba, o MPT também recebe denúncias pelo WhatsApp (83- 3612-3128). A denúncia pode ser anônima ou sigilosa.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: