header top bar

section content

Governador Cássio Cunha Lima é cassado pela 2ª vez no TRE da PB

Por quatro votos a três, o TRE/PB cassou pela 2ª vez, na tarde desta segunda-feira, o governador Cássio Cunha Lima e o seu vice, José Lacerda Neto, pelo uso indevido do jornal A União em 2006.

Por

10/12/2007 às 16h42

Por quatro votos a três, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba cassou pela 2ª vez, , neste ano, às 15h40 desta segunda-feira, 10, o governador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o seu vice, José Lacerda Neto (DEM), por abuso de poder político, prática de conduta vedada e propaganda institucional, através do uso indevido do jornal A União, periódico oficial do Estado. Além de ser cassado, a sentença também torna inelegíveis o governador e o superintendente de A União, José Itamar Cândido.

A decisão saiu depois do voto de minerva do presidente da Corte Eleitoral, desembargador Jorge Ribeiro da Nóbrega, que havia pedido vistas na sessão do dia 29 do mês passado. O resultado estava empatado em três votos a três. 

Jorge Ribeiro acompanhou os votos dos juízes Carlos Eduardo Leite Lisboa (relator), Nadir Valengo e Cristina Costa Garcêz. O presidente do TRE entendeu que houve as condutas criminosas denunciadas pela representação eleitoral impetrada pelo Ministério Público Federal e que o abuso teve potencial para desiquilibrar as eleições de 2008. João Benedito, Renan Neves e Abraham Lincoln decidiram aplicar ao governador uma multa de R$ 100 mil.

Os advogados do governador anunciaram que vão ingressar no Tribunal Superior Eleitoral com medida cautelar com efeito de liminar para manter Cássio no cargo até que o mérito do processo seja apreciado pela instância superior. 

HERON CID
Especial de João Pessoa

Tags:
Recomendado pelo Google: