header top bar

section content

Marcondes apresenta emenda de R$ 200 mil para reconstrução da Matriz

O volume de recursos da emenda do deputado federal Marcondes Gadelha (PSB) é de R$ 200 mil destinados às obras de reconstrução da torre esquerda da matriz que ruiu em abril último.

Por

27/11/2007 às 00h11

O deputado federal Marcondes Gadelha (PSB) apresentou emenda ao orçamento da União para 2008 em favor da reconstrução da torre da histórica igreja Matriz dos Remédios, na cidade de Sousa. O volume de recursos é de 200 mil reais destinados às obras de reconstrução da torre esquerda da matriz que ruiu em abril último.

A diocese e a população da cidade vêm lutando desde o desmoronamento para conseguir recursos para a obra. Um projeto realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) vem atrasando o início das obras e prejudicando o restante da estrutura do prédio.

O deputado estadual Leonardo Gadelha (PSB) acredita que os recursos alocados no orçamento sejam suficientes para a obra e garantiu empenho na execução do projeto e na conseqüente restauração.

A Igreja Matriz dos Remédios é patrimônio cultural da Paraíba e teve a sua construção, em estilo barroco, iniciada em 1814. As torres foram concluídas entre 1932 e 1942 com a participação popular. O padre Zacarias Rolim promoveu na época a campanha "Campanha dos Dez Tostões" que arrecadou dinheiro e concluiu a obra de influências neo-góticas. 

Da redação do DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

Tags:
Recomendado pelo Google: