header top bar

section content

Sousa: PTB entra no TRE contra vereadores infiéis

Os vereadores de Sousa Ananias Vieira, Jucélio Marques, Nedimar Júnior e Mozinho Gonçalves estão com suas cadeiras na Câmara em risco. O diretório municipal do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), antigo partido dos parlamentares, entra hoje, 19, no Tribunal Regional Eleitoral com ação para reaver o mandatos dos infiéis. O anúnciou foi feito pelo presidente da […]

Por

19/11/2007 às 08h15

Os vereadores de Sousa Ananias Vieira, Jucélio Marques, Nedimar Júnior e Mozinho Gonçalves estão com suas cadeiras na Câmara em risco. O diretório municipal do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), antigo partido dos parlamentares, entra hoje, 19, no Tribunal Regional Eleitoral com ação para reaver o mandatos dos infiéis. O anúnciou foi feito pelo presidente da legenda, Fábio Tyrone.

A sigla quer tomar as vagas na Câmara Municipal porque os quatro vereadores largaram a bandeira do PTB pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro).

O diretório municipal anunciou que nesta segunda, 19, vai dar entrada numa ação no TRE para ficar com os mandatos. Fábio Tyrone sustenta que está baseado no que disciplina Resolução do Superior Tribunal Federal, que decidiu recentemente pela fidelidade partidária.

O primeiro passo é pedir a substituição pelos suplentes que não mudaram de partido antes do prazo previsto pelo entendimento do STF. O processo deve demorar até dois meses, assim prevê a Justiça Eleitoral. 

Infedelidade geral
Caso se confirme a perda dos mandatos, alguns suplentes diretos dos quatro vereadores passariam a ficar na mesma situação dos titulares. É o caso de Avanir Ponce Braga e Chico de Clota, por exemplo. 

Com isso as quatro vagas ficariam com candidatos que, na última eleição, não alcançaram uma expressiva votação. Seriam eles: Eduardo Medeiros, Thales Gadelha, Augusto Vieira e possivelmente Edvaldo Pordeus.

Ananias, Jucélio, Nedimar e Mozinho estão tranqüilos quando são perguntados sobre uma possível reviravolta. Eles afirmam que o PTB é quem foi infiel e não eles.

Todos são unânimes em afirmar que a postura política deles não teve qualquer mudança e sim a do PTB. O partido tomou uma outra dimensão. Agora o PTB pertence a uma pessoa que é adversária do prefeito Salomão Gadelha, de quem são aliados e não podem permanecer no campo do inimigo, dizem eles.

LEVI DANTAS
Da redação em Sousa

Tags:
Recomendado pelo Google: