header top bar

section content

PARAIBANOS CONTRA CUNHA: Placar segue 7 a 1; Veja como vota cada deputado da Paraíba

São necessários 257 votos entre os 512 deputados em exercício para que seja determinada a perda do mandato de Cunha.

Por Diário do Sertão

11/08/2016 às 18h18

Eduardo Cunha é preso por decisão de Sérgio Moro

Dos doze deputados da Paraíba, sete já se declararam publicamente favoráveis a cassação do mandato do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Os outros cinco  seguem, parte indecisa e parte contrária a cassação do parlamentar, que é acusado de mentir durante depoimento na CPI da Petrobras a respeito da existência de contas na Suíça em seu nome, nos chamados paraísos fiscais.

Além do processo na Casa, Cunha é alvo de ação penal no STF, e a Procuradoria Geral da República afirma que ele usou contas no exterior para lavar dinheiro desviado da Petrobras.

Caso deve ser enviado para apreciação do plenário no início de setembro de 2016, logo após a conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O processo de Eduardo Cunha ficou pronto para ser levado ao plenário antes do recesso de julho.

São necessários 257 votos entre os 512 deputados em exercício para que seja determinada a perda do mandato de Cunha.

O portal PB Agora fez um levantamento do voto de cada parlamentar paraibano até agora. Por enquanto o placar permanece tal qual o fatídico 7 x 1, do Brasil contra a Alemanhã na Copa de 2014. Abertamente sete parlamentares querem a cassação de Cunha, enquanto apenas um votará contra. Os outros quatro escondem o jogo e só devem entrar em campo no apito final.

PARAIBANOS X CUNHA – 7 x 1
Aguinaldo Ribeiro (PP).
Líder do Centrão na Câmara – grupo de 12 partidos liderado por PP, PSD e PTB – ainda não se pronunciou sobre o posicionamento com relação à cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e vem driblando a imprensa e evitando falar sobre o tema. O parlamentar chegou a ser cotado para suceder Eduardo Cunha na presidência da Câmara, mas a articulação não prosperou.
Benjamin Maranhão (SD)
O parlamentar, que sinalizava “salvar” o deputado Eduardo Cunha (PMDB) da cassação, revelou nesta quinta-feira (11) que votará favorável a saída do peemedebista. Benjamin disse que seguirá o relatório do Conselho de Ética que decidiu, por 11 votos a 9, pela cassação do ex-presidente da Casa por quebra de decoro parlamentar ao mentir sobre a existência de contas na Suíça.

Damião Feliciano (PDT) 
Único representante do PDT na Câmara Federal, o deputado Damião Feliciano é um dos que não esconde o posicionamento e já declarou que votará a favor da cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Apesar de pouco ocupar a tribuna da Casa e de ser alheio a entrevistas, o paraibano foi um dos únicos a votar contra impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) “Eu rogo a Deus pelo futuro da minha Paraíba e do meu Brasil”, disse.

Efraim Filho (DEM)
O democrata votou a favor do impeachment da presidente Dilma (PT) e já avisou que também votará favorável a cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Voz ativa no parlamento, Efraim ganhou notoriedade, recentemente, pelo pulso firme à frente da presidência da CPI dos Fundos de Pensão, na Câmara Federal. O deputado do Democratas disse que “o remédio para um governo irresponsável está previsto na Constituição e é o impeachment, realizado pelo Congresso é fiscalizado pelo Supremo Tribunal Federal”.

Hugo Motta (PMDB)
Integrante da tropa de choque de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o parlamentar da Paraíba comandou a CPI da Petrobrás e chegou a ser cotado para suceder o aliado na presidência da Câmara dos Deputados. Diante dos escândalos, tanto no âmbito nacional, quanto no âmbito regional, envolvendo seu clã, no município de Patos, o parlamentar vem mantendo mistério sobre o posicionamento em relação ao processo de cassação. Acredita-se que ele deverá seguir o entendimento do PMDB, que será favorável ao correligionário. Motta, no entanto, ainda não falou, publicamente, que vota a favor de Cunha.

Luiz Couto (PT)
Logo que votou pela não admissibilidade do impeachment da presidente Dilma, o deputado federal Luiz Couto, do PT, também se manifestou contra o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O petista não esconde a percepção que tem contra o peemedebista, que comandou a Câmara, e avisou que vota pela cassação do parlamentar. Luiz Couto afirmou que a população reagirá contra o que chamou de “golpe” e contra quem estava na cadeira do presidente da Câmara Federal, dirigindo-se ao deputado federal Eduardo Cunha.

Manoel Júnior (PMDB)
O parlamentar votou favorável ao impeachment da presidente Dilma (PT) alegando que ecoava na Câmara o clamor das ruas. Mas, da mesma maneira, também ecoa nas ruas a aprovação da cassação do mandato do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Júnior, no entanto, é integrante da chamada tropa de choque de Cunha na Câmara Federal e, assim como Hugo Motta, já declarou que seguirá a orientação do PMDB. A legenda deve salvar o filiado.
Pedro Cunha Lima (PSDB)
Deputado de primeiro mandato,o tucano vem seguindo a cartilha do PSDB na Câmara Federal. Votou favorável ao impeachment emendando um verso à Ronaldo Cunha Lima e já adiantou que também votará favorável a cassação do mandato de Eduardo Cunha. Declamou Pedro: “Na exigência do respeito, que carrego por efeito, da confiança em mim, voto pela mudança, no composta da esperança, vamos em frente com a força, e voto sim”.
Rômulo Gouveia (PSD)
Rômulo Gouveia (PSD) afirmou que chegou ao mandato pela confiança da população e a população quer mudança. O parlamentar votou favorável ao impeachment e vai votar também favorável a cassação de Cunha. Eu acompanho o Conselho de Ética. Se o relator e o Conselho entenderam que houve auebra do decoro parlamentar, eu voto pela cassação, garantiu.
Veneziano Vital (PMDB)
Licenciado dos trabalhos legislativos por um período de 121 dias para se dedicar a campanha eleitoral pela prefeitura de Campina Grande, o parlamentar, de primeiro mandato, decidiu deixar a “batata quente” nas mãos do suplente André Amaral (PMDB), que já avisou que também seguirá a orientação do PMDB com relação ao processo de cassação de Eduardo Cunha (PMDB-RJ).  

Wellington Roberto (PR)
Até agora foi o único deputado federal da Paraíba que declarou publicamente que não irá apoiar a cassação do colega, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Apesar de ter ido de encontro a orientação de Cunha na votação que admitiu o processo de impeachment da presidente Dilma, Wellington Roberto defendeu Cunha no Conselho de Ética e já avisou que não concorda com a cassação do parlamentar. “Sou favorável a manutenção do mandato de Eduardo Cunha e contra a cassação”, antecipou em entrevista à imprensa da Paraíba.
Wilson Filho (PTB)
Candidato a vice prefeito de João Pessoa na chapa da professora Cida Ramos, o deputado federal Wilson Filho (PTB), apesar de jovem, tem posicionamentos firmes, principalmente quando o assunto é corrupção. O parlamentar votou favorável a admissibilidade do impeachment, e também votará favorável a cassação do mandato de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro parlamentar. “ Não tem condições do plenário votar diferente do que o próprio Conselho de Ética votou. Portanto, independentemente, obviamente vou conversar com o PTB, mas minha opinião é que não tem condições de defender alguém que está tão envolvido, claramente, neste processo, por isso, quando chegar o momento voto pela cassação do deputado”, disse.

PB Agora

Recomendado pelo Google: