header top bar

section content

Ricardo inaugura Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital de Trauma de João Pessoa

O antigo tomógrafo do Hospital de Trauma está em funcionamento há 15 anos.

Por Diário do Sertão

05/09/2016 às 15h05

Hospital de Trauma de João Pessoa (Foto Secom)

O governador Ricardo Coutinho inaugura, nesta terça-feira (6), o novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. A solenidade ocorre às 10h, na unidade de saúde. O destaque é o novo aparelho de tomografia computadorizada, com digitalização das imagens. O equipamento vai funcionar 24 horas e tem capacidade de realizar mais de 100 exames diários, incluindo diagnóstico de crânio, tórax e abdômen.

O modelo CT BRIVO 385 da marca GE, multi slice 16 canais, de última geração vem somar forças com o já existente e pretende proporcionar mais qualidade e humanização no atendimento.

Segundo a diretora geral, Sabrina Bernardes, o equipamento vai permitir o acesso remoto ao exame por qualquer computador interligado. Isso significa que o médico poderá avaliar a gravidade de possíveis lesões cerebrais, por exemplo, mesmo fora da unidade, acessando remotamente o laudo do exame.

Qualidade – O antigo tomógrafo do Hospital de Trauma está em funcionamento há 15 anos, e passa por manutenções mensalmente. Contudo, com a inauguração do novo aparelho, o tempo para realização do exame cai de 20 para três minutos e as imagens vão contar com reconstrução tridimensional com aparato para angiotomografia.

Sabrina ressaltou que o novo CDI oferece as melhores condições de tecnologia para que o médico realize um diagnóstico preciso. “Vamos dinamizar o atendimento dos pacientes internos, pois agora contamos com a eficiência de dois tomógrafos. Além disso, todos os exames realizados no local serão digitalizados proporcionando mais agilidade para o profissional de saúde”, explicou.

De acordo com o superintendente da Cruz Vermelha Brasileira (CVB), Milton Pacífico, o Governo do Estado, por meio da gestão pactuada entre a CVB e a Secretaria de Saúde, tem realizado muitos investimentos no Hospital de Trauma, tendo em vista que a maior parte dos atendimentos de média e alta complexidade é feita pela unidade de saúde. “Foram quase 500 m² de reforma, revitalização e modernização do novo CDI. Tudo isso para que a população paraibana possa ter o melhor e mais rápido atendimento, no que diz respeito à média e alta complexidade do estado”, ressaltou.

Estrutura – O Hospital de Trauma de João Pessoa atende em torno de sete mil pacientes por mês, conta com 164 leitos de enfermaria e 62 de UTI, bloco cirúrgico, unidade de tratamento de queimados, unidade de pacientes graves, além de um hospital de retaguarda – Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Paraíba (HTop)– que atende exclusivamente os pacientes que dão entrada na instituição.

Secom

Recomendado pelo Google: