header top bar

section content

Dois municípios do Sertão da Paraíba podem eleger prefeitos com apenas um voto cada

Mesmo se nenhum eleitor votar naquele candidato, optando por anular o voto ou votar em branco, ainda assim será eleito.

Por Diário do Sertão

08/09/2016 às 08h39 • atualizado em 08/09/2016 às 08h45

Eleições municipais ocorrem em 10 cidades

Dois municípios do Sertão da Paraíba será possível eleger os prefeitos com apenas um voto cada um, ou seja, nestas cidades em que só tem um postulante, se o  candidato votar em se mesmo, já estará eleito. Essas exceções são em São Mamede e Bernardino Batista.

Mesmo se nenhum eleitor votar naquele candidato específico, optando por anular o voto ou votar em branco, ele, ainda assim, se tornará prefeito. É que a legislação eleitoral vigente prevê que um candidato, para se eleger, necessita obter 50% dos votos válidos mais um voto, no caso de cidades com mais de 200 mil eleitores. Municípios com número inferior a este, será declarado vencedor da eleição aquele candidato que obtiver maioria simples dos votos válidos.

Portanto, na prática, o candidato não se elegerá apenas se não votar nele mesmo. Na Paraíba, os candidatos a prefeito de São Mamede (Jefferson Morais, do DEM) e Bernardino Batista (Gervázio Gomes, do PSB) estão nesta condição confortável, pois são os únicos postulantes à prefeitura de seus municípios. Em todo o país, outros 95 candidatos de 12 estados também estão em situação idêntica.

DIÁRIO DO SERTÃO com TSE

Recomendado pelo Google: