header top bar

section content

VÍDEO: Deputado Jeová Campos convida sociedade a participar de sessão sobre teste da triagem neonatal

A lei determina ainda que o teste de triagem neonatal seja sempre aplicado na alta hospitalar, independentemente das condições de saúde do recém-nascido

Por José Dias Neto

27/02/2020 às 18h55 • atualizado em 27/02/2020 às 18h57

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) vai realizar uma audiência pública em Cajazeiras, no dia 28 deste mês, para tirar dúvidas da sociedade com relação à lei que assegura a todas as crianças nascidas em unidades de saúde da rede pública estadual o direito a teste de triagem neonatal. A audiência pública foi anunciada pelo deputado estadual Jeová Campos (PSB), que é o autor da lei que já está em vigor.

De acordo com o deputado cajazeirense, que foi o entrevistado do programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão desta quinta-feira (27) os paraibanos ganham com seu projeto de lei que está em vigor no estado.

VEJA MAIS:

“Toda criança que nascer no estado da Paraíba, em uma maternidade, vai ter direito aos mesmos exames laboratoriais para descobrir alguma doença precocemente herdada pela genética, e com essa triagem neonatal nós vamos permitir o tratamento. Cedo sendo tratada, a pessoa pode ter uma vida saudade”, disse o deputado.

Segundo o Art. 1º da Lei Nº 11.566, toda criança nascida nos hospitais, maternidades e demais estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes da rede pública do estado tem direito ao teste, que pode identificar vários tipos de enfermidades.

A lei determina ainda que o teste de triagem neonatal seja sempre aplicado na alta hospitalar, independentemente das condições de saúde do recém-nascido. Os resultados devem ser encaminhados aos pais ou responsáveis pela criança no prazo máximo de 15 dias.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: