header top bar

section content

VÍDEO: Crédito especial para construir hospital em Uiraúna gera ‘confusão’ entre prefeito e vereador

O prefeito de Uiraúna Segundo Santiago disse que o presidente da Câmara, Antônio Magalhães, não colocou o projeto em votação por má vontade

Por José Dias Neto

18/07/2020 às 16h14

O prefeito da cidade de Uiraúna, Segundo Santiago (PTB), enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei de Crédito Especial no valor de R$ R$ 537.837,45 mil (quinhentos e trinta e sete mil, oitocentos e trinta e sete reais e quarenta e cinco centavos) para executar a reforma e ampliação do atual prédio da Secretaria de Saúde, transformando-o em um Hospital Municipal e do prédio da garagem que se tornaria a nova sede da pasta, porém, o projeto não foi colocado em votação pelo presidente Antônio Magalhães (PSD).

De acordo com o gestor, o local possui uma estrutura física que já apresenta capacidade para criar 22 leitos, bloco cirúrgico e demais ambientes para um hospital de pequeno porte, evitando que os moradores de Uiraúna, a todo instante tenham que se deslocar para hospitais de cidades como Sousa e Cajazeiras, no sertão da Paraíba.

VEJA MAIS:

VÍDEO: Após seis meses preso acusado de corrupção, Bosco Fernandes é recebido com carreata em Uiraúna

Santiago também disse que os vereadores de oposição estão levando o debate para o campo político, prejudicando a população de Uiraúna.

Uiraúna poderá ganhar Hospital Municipal. Foto: Reprodução do Projeto do Hospital Municipal de Uiraúna-PB

“A nossa ideia é fazer uma pequena reforma e ampliar o prédio já existente e de propriedade do município de Uiraúna, onde hoje funciona a secretaria de saúde para a instalação do hospital, ao mesmo tempo em que transformaremos a antiga garagem do município também de propriedade da prefeitura, na nova sede da pasta. É importante frisar que o equipamento não é para servir grupo político a ou b, mas sim a população em geral, sem distinção. Nossa cidade não pode se dar ao luxo de perder a oportunidade de ter um equipamento importante como este, sobretudo no tempo que vivemos, por conta de picuinhas políticas”, disse.

O QUE DISSE O PRESIDENTE DO LEGISLATIVO?

Na tarde deste sábado (18), o vereador Antônio Magalhães (PSD) durante participação no programa ‘Passando a Limpo’ da rádio Mais FM em Uiraúna, rebateu as críticas do prefeito Segundo Santiago (PTB) e cobrou que o gestor enviasse a Câmara o projeto de forma detalhada.

“O que o prefeito tá querendo é um cheque em branco. O que eu pedi foi o projeto para ser analisado, quero o projeto pra analisar. Se o prefeito trouxer a planta do projeto, eu abro uma sessão extraordinária para votação, ainda nesta segunda-feira [dia 20] e votaremos a favor, não do hospital, mas sim do crédito especial. O prefeito não fala sequer de onde vai tirar o dinheiro, fala em crédito especial, e nós temos responsabilidade em não votar em crédito especial que não seja pra construção de hospital, por que esse dinheiro não dá’’, pontuou.

Antônio Magalhães é mais conhecido como Toinho Magalhães e é vereador em Uiraúna. Foto: Uiraúna em Foco

Na mesma participação via chamada telefônica, o parlamentar desafiou o prefeito Santiago. Magalhães deu o prazo até quarta-feira, dia 22, para o prefeito enviar o projeto detalhado para a Câmara, caso Santiago envie, o vereador prometeu doar seu salário de presidente, até 31 de dezembro para comprar insumos para o hospital.

REBATENDO

Ainda na emissora de rádio, Mais FM, o prefeito Segundo Santiago rebateu as críticas de Antônio Magalhães e garantiu que tem o projeto detalhado do hospital.

Segundo Santiago exerce o cargo de prefeito após o afastamento de Bosco Fernandes. Foto: Reprodução TV Diário do Sertão

‘’Estive em reunião com a Câmara, discutindo com a base governista e oposicionista para explicar o projeto de crédito especial. Pra que a população fique consciente do que estamos encaminhando a casa legislativa é um projeto de crédito especial, para que a Câmara tome a decisão. Encaminhei o projeto básico, com planilha orçamentária básica. O que está se fazendo com esse projeto é algo velado, porque a oposição é contra o projeto. Estão impondo diversos obstáculos que não são necessários. Se não for pra fazer, que reprove o crédito especial. Quem vai aprovar o projeto do hospital são os órgãos regulamentadores, não é a Câmara Municipal’’ retrucou.

VEJA ABAIXO OS PROJETOS ENVIADOS À CÂMARA MUNICIPAL DE UIRAÚNA PELO PREFEITO:

Projetos enviados pela Prefeitura à Câmara Municipal: Foto: Reprodução / Prefeitura de Uiraúna

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: