header top bar

section content

VÍDEO: Deputado Federal diz que não acredita em privatização da Transposição no Governo Bolsonaro

O parlamentar falou que as discussões com relação à obra diz respeito a quem vai custear os gastos de energia, visto que, são despesas muito elevadas.

Por Luiz Adriano

11/12/2020 às 16h40 • atualizado em 11/12/2020 às 16h46

O deputado federal Efraim Filho (DEM) em entrevista ao Programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão disse que não acredita na privatização da Transposição do Rio São Francisco para o Sertão. O parlamentar falou que as discussões com relação à obra diz respeito a quem vai custear os gastos de energia, visto que, são despesas muito elevadas.

“Eu não acredito na privatização, o que tem sido tratado pelo Governo é que impulsionar e bombear a água para que ela chegue lá na ponta, tem um custo. São grandes turbinas, grandes motores que demandam um grande uso de energia. Então, o que tem sido discutido é exatamente quem vai pagar o custo dessa energia”, indagou o deputado. Ele explicou que há uma disputa entre o Governo Federal e os quatro estados que são beneficiados: Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco quanto à responsabilidade dos altos pagamentos de energia. “Quando o Governo Federal concluir essa obra é preciso saber quem paga o custo da energia para que essa água chegue na ponta. É lógico que a União quer que os Estados paguem essa conta, e os Estados preferem que seja a União a responsável por arcar com esses custos” detalhou.

VEJA TAMBÉM

“É uma lógica absurda deste governo querer privatizar a Transposição e tornar a água mais cara”diz Jeová

Efraim Filho informou que a obra do terceiro eixo referente ao Rio Piancó precisa ser concretizada. Ele disse que a obra completa, segundo o Projeto Executivo, fica em torno de 300 milhões de reais. O deputado informou que já foi investido recursos para a primeira etapa: “A parte da bancada que é a destinação de recursos, ela está sendo cumprida. Nós já colocamos 30 milhões de reais para o início da primeira etapa, isso inserido o Projeto Executivo”, pontuou.

O parlamentar lembrou que o objetivo é que de fato haja segurança hídrica e uma reserva de água permanente. “Os dois primeiros eixos já estão concluídos, falta o terceiro. Com a chegada do terceiro eixo irá trazer segurança jurídica e segurança estrutural para que não tenha mais a falta d’água para o cidadão, para o irmão sertanejo”, disse Efraim.

Ele explicou que, com a Transposição do Rio São Francisco e com o abastecimento do grande manancial do Sertão que é o Coremas Mãe D´’água, até a Adutora do Sabugi, onde são mais de 40 cidades contempladas, isso dará uma total segurança hídrica e condições para a população se planejar, inclusive em termos de atividades comerciais.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: