header top bar

section content

Jeová Campo solicita que ALPB cobre por meio de oficio a conclusão do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos

O deputado solicitou que a Mesa da ALPB oficie Ministério e Presidência da República, como também, os integrantes da bancada federal paraibana para que, juntos, somem esforços para conclusão da obra.

Por Portal Diário com Assessoria

23/03/2021 às 21h15

Deputado estadual Jeová Campos.

Preocupado com as chuvas que têm caído na Paraíba, mas que não estão sendo suficientes para fazer a recarga dos reservatórios, e com a morosidade das obras do canal Caiçara-Engenheiro Ávidos, o deputado estadual Jeová Campos, solicitou nesta terça-feira (23), durante sessão remota da ALPB, que a Mesa Diretora da Casa envie ofício ao Ministério do Desenvolvimento Regional e à Presidência da República, cobrando a conclusão da obra, e também aos integrantes da bancada federal paraibana para que, juntos, eles somem esforços neste sentido. “A conclusão desse canal é uma reivindicação necessária, urgente e importante, pois somente após ela se concretizar poderemos ter as águas do Rio São Francisco correndo pelo sistema Rio Piranhas-Piancó-Açu”, afirmou Jeová.

Segundo o deputado e presidente da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar da ALPB, ele e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, que também defende a conclusão do canal, tinham uma agenda a cumprir para cobrar do Governo Federal a finalização da obra, mas, o agravamento da pandemia os impediu de prosseguir com as atividades. “Infelizmente, a atual situação da pandemia nos impediu de avançarmos nessa agenda como gostaríamos e tínhamos planejado, mas fica aqui meu apelo à Mesa Diretora da ALPB para cobrar providências neste sentido”, disse Jeová.

VEJA TAMBÉM

VÍDEO: Jeová Campos defende que investigação na morte de Gefferson Moura seja feita por delegado neutro

Ele lembrou que a situação de recursos hídricos se agrava a cada dia e que, recentemente, houve a liberação de água do açude de Engenheiro Ávidos para São Gonçalo e daí em direção a Açú, no RN, e isso gerou uma grita geral na cidade de Cajazeiras. “De fato, o açude de Engenheiro Ávidos não teve recarga este ano que permitisse essa liberação de água. Então, mais do que nunca, faço esse apelo para que a gente some esforços para assegurar essa obra, a fim de que possamos ter, ainda esse ano, as águas do Rio São Francisco correndo pelo sistema Rio Piranhas-Piancó-Açu”, reiterou Jeová.

Respondendo a uma indagação do presidente da ALPB, deputado Adriano Galdino, sobre as águas que chegam ao Castanhão (CE), Jeová lembrou que as águas do Velho Chico estão chegando ao Açude do Castanhão, em torno de 10 mil metros cúbicos por segundo, descendo de Jati, no chamado cinturão das águas do Ceará e, de lá, desemboca no Rio Salgado, que corre diretamente para o Castanhão. Sobre a chegada das águas à Paraíba, Jeová explicou que elas também saem de Jati, percorrem quilômetros até chegar à barragem de Morros, em São José de Piranhas, de lá vai para a barragem de Boa Vista até a barragem de Caiçara. “Esse canal Caiçara-Engenheiro Ávidos, que está sendo construído em solo cajazeirense, é para ligar essa barragem ao açude de Engenheiro Ávidos, o que vai possibilitar, a partir daí, perenizar todo o Rio Piranhas”, finalizou o parlamentar.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: