header top bar

section content

Jeová Campos parabeniza escola de Cachoeira dos Índios e lembra que a Educação mudou sua vida

O parlamentar estudou na instituição em 1978 e comemorou os 50 anos de existência da escola

Por Diário do Sertão com Assessoria

16/08/2021 às 20h45 • atualizado em 16/08/2021 às 20h48

Deputado Jeová Campos.

O deputado Jeová Campos parabenizou a Escola Estadual Prof. Adalberto de Sousa Oliveira, de Cachoeira dos Índios, na região de Cajazeiras, pelos seus 50 anos de existência. O parlamentar estudou na instituição no ano de 1978.

Filho de agricultores e de origem humilde, Jeová conseguiu superar adversidades através dos estudos e graças a eles, além de parlamentar em seu terceiro mandato, o sertanejo Jeová é advogado e professor concursado da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Campus de Sousa. “A Educação mudou minha vida, a de minha família e deu outro horizonte para meus filhos”, disse o deputado.

VEJA TAMBÉM

ALPB aprova requerimento de autoria de Jeová Campos que viabiliza sessão sobre Reforma Tributária

Escola Estadual Prof. Adalberto de Sousa Oliveira, de Cachoeira dos Índios.

HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

“Menino pobre, querendo ir além das fronteiras do roçado de meus pais, estudei na Prof. Adalberto de Sousa Oliveira quando morava, de favor, na casa de um tio. Essa escola do Padre Ibiapina fez muita diferença na vida de muita gente. Lembro até hoje da diretora da época, a professora Maria Ciete de Sousa Brasil, que era esposa de meu tio Serafim. Lembro também do professor Egídio. Fui estudar na escola a pedido de meu tio Toinho Batista”, conta Jeová. Ele lembra que o assessor jurídico de seu gabinete, o advogado Hugo Moreira, também é ex-aluno da escola de Cachoeira dos Índios.

O deputado lembra que na época não havia água encanada na cidade e que a água consumida pela população era tirada de um chafariz. “Eram tempos sem nenhuma facilidade, mas que recordo com grata satisfação porque ao olhar por onde passei, valorizo ainda mais onde estou e a Educação foi a minha mola mestra. Foi a partir de meus estudos que descortinei o mundo, mudei minha realidade, pude ajudar minha família e dar aos meus filhos muitas das coisas que eu jamais sonhei que teria algum dia, embora eu sempre tenha acreditado que mudaria minha realidade através de minha formação”, destaca Jeová que noutra época de sua vida, para poder estudar em Cajazeiras, vendia alho na feira livre, dai porque, carinhosamente é chamado do ‘Rei do alho’.

Sobre a escola

Fundada no dia 15 de Agosto de 1971, pelo Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Cachoeira, o Padre Mauro Carli, que era italiano. E tendo como colaboradores o Dr. Bosco Cândido e Egídio Ricarte de Alencar, na época Vereador do Município. Os três foram procurar as autoridades do município com o Prefeito Dr. Vicente Leite Rolim, a Câmara de Vereadores, o Delegado, em Cajazeiras o Juiz, o Promotor da Comarca. Todos concordaram e assinaram para que fosse criado o Ensino Fundamental 2 ou seja da 5ª a 8ª Série, hoje do 6º ao 9º ano. Foi criada então a Escola pertencente à Fundação Padre Ibiapina de João Pessoa, com o nome de Ginásio Comercial de Cachoeira dos Índios – Colégio Cachoeira dos Índios.

No final dos anos 70 e início dos ano 80 essa escola foi estadualizada e passou para o Estado da Paraíba com o nome Escola Estadual de Ensino Fundamental de Cachoeira dos Índios. No dia 13 de Dezembro de 2001 passou a se chamar E.E.E.F.F Prof. Adalberto de Sousa Oliveira, até hoje, quando completou 50 anos.

Escola Estadual Prof. Adalberto de Sousa Oliveira, de Cachoeira dos Índios.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: