header top bar

section content

VÍDEO: Vereadores terão que mudar Lei em cidades da PB para diminuir nº de parlamentares, diz jornalista

Devido ao Censo 2022 divulgado recentemente, o número de vereadores poderá ser diminuído em Uiraúna, Coremas, Barra de Santa Rosa, Taperoá, Soledade, Teixeira e Santa Luzia

Por Luiz Adriano

17/07/2023 às 18h02 • atualizado em 17/07/2023 às 18h05

Em sua participação no programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão desta segunda-feira (17), o jornalista Wallison Bezerra destacou a redução no número de vereadores em duas cidades do Sertão e mais cinco municípios de outras regiões da Paraíba, mudanças que já terão que ser colocada em prática nas eleições do próximo ano.

O profissional da imprensa explicou que a diminuição tem haver com a contagem da população no Censo do IBGE realizado recentemente. De acordo com a Constituição Federal, para municípios com menos de 15 mil pessoas, o número deve ser de apenas 9 vereadores, fato que afetará as cidades de Uiraúna, na região de Cajazeiras; Coremas, no Vale do Piancó; Barra de Santa Rosa, no Curimataú; Taperoá, no Cariri; Soledade, no Agreste; Teixeira e Santa Luzia, estas últimas na região de Patos.

Wallison disse que conversou com o presidente da Câmara de Uiraúna e ele reforçou que vai aguardar a recontagem da população por parte do IBGE. O parlamentar disse ao jornalista que houve erros na contagem.

De acordo com Wallison Bezerra, são os próprios parlamentares que deverão definir a mudança, isto é, eles terão que apresentar um projeto de alteração na Lei Orgânica do Município para mudar o número de vereadores, fato este que terá que ser feito antes das convenções partidárias do próximo pleito.

Confira as populações dos municípios paraibanos que poderão ter o número de vereadores subtraído:

Barra de Santa Rosa: 12.904 pessoas – atualmente 11 vereadores

Coremas: 14.683 pessoas – atualmente 11 vereadores

Santa Luzia: 14.683 pessoas – atualmente 11 vereadores

Soledade: 13.968 pessoas – atualmente 11 vereadores

Teixeira: 14.631 pessoas – atualmente 11 vereadores

Taperoá: 14.068 pessoas – atualmente 11 vereadores

Uiraúna: 14.930 pessoas – atualmente 11 vereadores

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: