header top bar

section content

VÍDEO: Ex-prefeito comemora primeira visita de Lula a Luís Gomes (RN): “Nossa história será outra”

No discurso, o presidente defendeu o projeto de transposição do Rio São Francisco para compartilhar água entre estados que historicamente sofrem mais com estiagens

Por Jocivan Pinheiro

01/09/2023 às 18h50 • atualizado em 01/09/2023 às 18h54

O presidente Lula (PT) cumpriu agenda no Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (1º), onde visitou pela primeira vez as obras do Ramal do Apodi (Túnel Major Sales) no município de Luís Gomes, que fica no Alto Oeste potiguar, na divisa com o Alto Sertão da Paraíba. Essa foi a primeira vez que um presidente da República esteve em Luís Gomes.

Durante participação no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o ex-prefeito de Luís Gomes e suplente de deputado federal Dr. Pio X Fernandes (MDB) falou da expectativa para a conclusão da obra.

“A transposição do São Francisco é a última cartada do nordestino, do sertanejo, para que possamos ter a garantia de água, e aí vem desenvolvimento, porque eu acredito que não tem um fator limitante para desenvolvimento econômico e social de uma população mais do que [falta de] água (…). Então, a partir de agora ou a partir da inauguração e da chegada da água do São Francisco, a nossa história será outra, o Nordeste será outro”, destacou o ex-prefeito.

Essa foi a primeira visita de Lula ao Rio Grande do Norte após assumir o terceiro mandato. No discurso, ele defendeu o projeto de transposição do Rio São Francisco para compartilhar água entre estados que historicamente sofrem mais com estiagens.

Lula com aliados políticos discursa em Luís Gomes, no RN (Foto: Igor Jácome/g1)

Lula com aliados políticos discursa em Luís Gomes, no RN (Foto: Igor Jácome/g1)

“O Rio São Francisco não é de ninguém, é do Brasil, do povo brasileiro. Ele nasce em Minas Gerais e desagua no Nordeste. Nós temos que fazer com que essa água, antes de chegar ao mar, seja repartida para 12 milhões de pessoas que moram no setor mais seco do país. E assim tomei a decisão de fazer”, disse o presidente.

“Não pense que foi fácil, foi muito difícil. Quando eu venho a uma cidade como Luís Gomes, e vou visitar um buraco que vai ter 6 quilômetros de comprimento, que vai passar um pouco da água para levar pra 54 cidades, eu fico realizado. Porque é um sonho realizado ver o povo nordestino tomar água tratada, ter água pra cuidar da sua cabrinha, do seu jumento, do seu bode. A gente não pode ficar dependendo de carro-pipa”, completou.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: