header top bar

section content

VÍDEO: Estatístico do DataVox explica metodologia e coleta de dados da 1ª pesquisa para prefeito de Cajazeiras

Os resultados da pesquisa começaram a ser divulgados nessa segunda-feira (18), no programa Olho Vivo e nos portais Diário do Sertão e Portal Diário. Os primeiros números divulgados são da corrida para prefeito de Cajazeiras

Por Jocivan Pinheiro

18/12/2023 às 18h11 • atualizado em 18/12/2023 às 18h50

Em participação no programa Olho Vivo da Rede Diário do Sertão, o estatístico Bruno Agra, diretor presidente do Instituto DataVox, explicou alguns detalhes acerca da metodologia de coleta de dados da primeira pesquisa eleitoral realizada em parceria com o Sistema Diário do Sertão referente às Eleições 2024.

Os resultados da pesquisa começaram a ser divulgados nessa segunda-feira (18), no programa Olho Vivo e nos portais Diário do Sertão e Portal Diário. Os primeiros números divulgados são da corrida para prefeito de Cajazeiras.

Bruno Agra explica que “os dados estão quentes” porque refletem a opinião do eleitor hoje. “Nós buscamos fracionar ao máximo [as localidades] para poder chegar o quanto mais próximo do resultado. Mas é bom deixar bem claro que nós estamos retratando o hoje. A gente está tirando a ‘fotocópia’ da eleição hoje. Se for daqui a um mês, é um novo cenário”. disse Bruno.

Sobre a margem de erro, o estatístico explica: “Eu posso fazer 300 entrevistas e deixar uma margem de erro com 3%. Só que a gente está trabalhando com variação máxima, que é 50-50. Por isso que o erro desta pesquisa fica 4.9.”

DADOS DA PESQUISA – Os dados da pesquisa foram coletados nos dias 15 e 16 deste mês de dezembro. Foram ouvidos 400 entrevistados nas zonas urbana e rural. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

BRUNO AGRA E INSTITUTO DATAVOX – Com 15 anos de experiência no mercado, o Instituto DataVox, com sede em Campina Grande, acumula atuação destacada na Paraíba e outros estados do Nordeste. Bruno Agra é formado em Licenciatura em Matemática, bacharel em Estatística e tem mestrado em Ciência, Tecnologia e Saúde.

SISTEMA DIÁRIO DE COMUNICAÇÃO – Fundado em 2006 pelo radialista e administrador Petson Santos, o Portal Diário do Sertão tem hoje umas das maiores audiências mensais da mídia digital paraibana. Além do portal Diário do Sertão, faz parte do conglomerado do sistema de comunicação a TV Diário do Sertão (TV a cabo para 84 cidades no Sertão da PB), Rede Diário de Rádios (11 emissoras no Sertão) além dos portais: Portal Diário (João Pessoa), Show Diário (Campina Grande), Diário Esportivo (Sousa), Ceará 1 (Juazeiro do Norte) e Play Diário (aplicativo de conteúdo por streaming do sistema para as plataformas Android e IOS).

Conheça a Rede Diário do Sertão de Rádios, TVs, Blogs e Sites:

Líder 97,1 FM – Sousa – PB
Rádio Diário – Cajazeiras – PB
Rádio Cidade FM – Cajazeiras – PB
Estrela 104,9 FM – Santa Helena FM
Santana 87,9 FM – Santana dos Garrotes – PB
Nova Bonito 104,9 FM – Bonito de Santa Fé – PB
Nativa 87,9 FM – Piancó – PB
Pedra Branca 87,9 FM – Pedra Branca – PB
Gravatá 87,9 FM – Nova Olinda – PB
Maya FM – Itaporanga – PB
Cachoeira Tropical FM – Cachoeira dos Índios – PB


Canal 03, Netline HDTV – Regiões de Cajazeiras e Vale do Piancó – PB; Região Centro Sul Cearense.
Canal 16 – MultiTV – Terezina – PI
Canal 54 – Guigo TV – São Paulo
Canal 602 – In9TV – João Pessoa – PB
Canal 183 – MaxCloud TV – Rio Grande do Sul -RS
Canal 16 – Natal Fibra – Natal – RN
Canal 09 – Brasil TV – Rio de Janeiro – RJ
Canal 08 – WRTV – Regiões de Sousa e Pombal
IPTV CXTV – São Paulo
TV Sul Cariri – Ipaumirim – CE
Canal 10 – Scalaplay – Maranhão  
Canal 175 – Soul TV – São Paulo


YoutubeFacebookTik Tok, Dailymotion e Portal Rádios

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: