header top bar

section content

VÍDEO: Aos 90 anos, ex-prefeito Antonio Quirino é homenageado em sessão especial na Câmara de Cajazeiras

O ex-gestor e ex-deputado foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, Dr. José Moreira de Figueiredo, 'Dr. Benu'. O ex-gestor cajazeirense se emocionou durante seu discurso

Por Luiz Adriano

19/02/2024 às 18h37 • atualizado em 19/02/2024 às 18h41

O ex-prefeito de Cajazeiras e ex-deputado, Antonio Quirino de Moura, no auge de seus 90 anos de idade, foi homenageado pela Câmara Municipal em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (16). Ele foi condecorado com a Medalha de Honra ao Mérito Jurídico, Dr. José Moreira de Figueiredo, ‘Dr. Benu’. O ex-gestor cajazeirense se emocionou durante seu discurso.


“Alegra-me muito receber essa comenda de honra ao mérito grafada em nome de Dr. José Moreira de Figueiredo, Dr Benu Moreira. Advogado militante em Cajazeiras e região por 20 anos com brilho e seriedade. Fico muito grato de receber tão dignificante homenagem, principalmente porque eu o conheci nos bancos da advocacia de Cajazeiras e da região. Colega leal em todas as circunstâncias, sempre respeitoso e elegante. Vou somar essa medalha de honra ao mérito jurídico a que recebi em ocasião semelhante, medalha de honra ao mérito Deputado João Bosco Braga Barreto, meu colega de seminário salesiano, já há tempos passados […]. Unem-se no momento duas conceituadas medalhas. Vou guardá-las com carinho e devoção. Muito grato estou ao presidente Eriberto Maciel e a todos os vereadores da Casa Otacílio Jurema pela propositura e aprovação […]”, disse o ex-prefeito Antonio Quirino.


O presidente da Câmara Municipal de Cajazeiras, Eriberto Maciel (PP), autor do requerimento que homenageou o Dr. Antonio Quirino de Moura, destacou a importância do ex-prefeito para a história da cidade e da região.

“Cajazeiras está reconhecendo a grandeza desse grande gestor que foi Dr. Antonio Quirino de Moura e que também representa muito bem hoje a advocacia da cidade de Cajazeiras. Uma pessoa com 90 anos está na sua atividade profissional, não é para qualquer um, é uma dádiva de Deus”, destacou o vereador.

O presidente da Câmara de vereadores de Cajazeiras, Eriberto Maciel, foi o autor da propositura – Foto: TV Diário do Sertão

O advogado João de Deus Quirino Filho, sobrinho do homenageado, em nome da família, agradeceu pela homenagem em vida, a Antonio Quirino de Moura.

“Muito feliz! Primeiro entendendo que as melhores homenagens são para as pessoas que estão vivas, que as pessoas mesmas, receptoras da homenagem, podem viver e celebrar esse momento. A data é muito simbólica quando tio Quirino completa 90 anos de toda uma caminhada muito bonita, muito exitosa, mas também muito simples, muito humilde, muito amigo do povo de Cajazeiras e um grande cidadão de bem”, ressaltou.

Na sessão em que foi homenageado, Quirino agradeceu a presença de dois grandes amigos na solenidade: Dr. Clenio Pacheco Franca que veio de Maceió-AL e Dr. Antônio Lopres que veio de Recife-PE.

Sessão especial de homenagens ao ex-prefeito cajazeirense, Antonio Quirino de Moura – Foto: TV Diário do Sertão

TRAJETÓRIA DE QUIRINO

O professor e advogado Antônio Quirino de Moura é filho de José Pedro Quirino e Maria Félix de Moura. Nasceu em 15 de fevereiro de 1934, no Sítio Boa Esperança, no Distrito de Melancia, atualmente município de Santa Helena, e iniciou seus estudos na escola particular do Sítio Poço da Pedra, onde tinha como professora Iaiá Formiga. Estudou ainda nos Colégios Salesianos de Cajazeiras-PB, Jaboatão-PE, Natal-RN e Recife-PE. Na capital pernambucana, prestou vestibular para o curso de Direito em janeiro de 1963, tendo sido aprovado entre os primeiros colocados.

Quirino colou grau no curso de Direito em 8 de dezembro de 1967, na “Turma Desembargador Ângelo Jordão Filho”, da Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco, além de ter sido graduado em Filosofia pelo Instituto Filosófico São João Bosco (em Natal-RN) e em Letras, no ano de 1966, ao lado do também cajazeirense João Bosco Braga Barreto, pela Universidade Católica de Pernambuco.

Profundo conhecedor das línguas francesa e italiana, Quirino é habilitado para lecionar português, francês, tendo lecionado no Liceu Pernambucano, enquanto residiu no Recife.

A partir de 1968 radicou-se definitivamente em Cajazeiras, iniciando sua carreira ao lado dos bacharéis José Rolim Guimarães, José Derville Araruna e Deoclécio Maniçoba.

Nos anos de 1968 a 1972, Quirino exerceu o cargo de primeiro Diretor do memorável Colégio Estadual de Cajazeiras Professor Crispim Coelho. Exerceu, ainda, entre 1969 e 1972, a função de Secretário de Educação de Cajazeiras, na gestão do então prefeito Epitácio Leite Rolim.

Instalou o escritório de advocacia em Cajazeiras, na Praça Coração de Jesus, 67, 1º andar, no dia 9 de maio de 1968, dedicando-se desde logo à advocacia criminal, atividade de sua preferência, até os dias atuais.

Candidatou-se a prefeito de Cajazeiras no ano de 1972, tendo vencido o seu colega advogado João Bosco Braga Barreto. Durante sua gestão, enfrentou desafios ainda hoje lembrados pela sociedade cajazeirense, dentre eles, a abertura de dois trechos da Rua Padre José Tomaz e a implantação das ruas Anísio Rolim e Francisco Aprígio Nogueira, localizadas na área sul da cidade e que dão acesso a BR-230, nas proximidades do Estádio Perpetão.

Foto: TV Diário do Sertão

Outro marco importante na sua gestão pública foi a construção, com recursos próprios, do atual prédio da Biblioteca Pública Municipal Castro Pinto, considerado o primeiro espaço cultural da Paraíba, inaugurada em 1974.

Inúmeras outras obras foram construídas em convênio Prefeitura/Estado, nos governos de Ernani Sátiro e Ivan Bichara, dentre várias: o Canal do Sangradouro, os esgotos, o Parque de exposição, o Armazém da Cibrazem, Centro Social Urbano, Batalhão da Polícia Militar, Delegacia de Polícia, Centro Administrativo, incluindo o Fórum Judiciário, Cagepa, Saelpa e antigo Banco do Estado da Paraíba, hoje, Santander.

Concluído o mandato de prefeito, retomou a advocacia, sendo nomeado advogado de ofício de Cajazeiras, São José de Piranhas e Bonito de Santa Fé, pelo então Governador da Paraíba, o cajazeirense Ivan Bichara Sobreira.

Ao longo da sua trajetória pública, além de advogado, Quirino foi professor-fundador da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras – FAFIC. Também lecionou a cadeira de Direito Comercial no Campus VI em Sousa-PB da então UFPB, Língua Latina no curso de Letras da UNIPÊ e na Escola Preparatória da Magistratura do Tribunal de Justiça – ESMA, ambas em João Pessoa. Faz parte, ainda, do seu currículo, ser membro fundador do Instituto Brasileiro de Direito Municipal, instituído em Recife em 1974, hoje com sede em Porto Alegre-RS.

Na política, Quirino exerceu os mandatos de Prefeito de Cajazeiras no período de 1973 a 1977, de Vice-Prefeito de José Nello Zerinho Rodrigues, de 1993 a 1996, de Deputado Estadual de 1979 a 1991; além das funções de Secretário Adjunto de Educação do Estado da Paraíba em 2002, no governo de Roberto Paulino, e Secretário Executivo da Indústria e Comércio da Paraíba, no Governo Maranhão III.

Casou-se, em 1982, com a odontóloga Franciene Rolim, com quem tem três filhos: Thiago (Enfermeiro), Maria Izabella (Médica) e Felippe (Fisioterapeuta); e três netos: Antonio Neto, Maria Helena e Maria Betina.

Realizado como advogado, Quirino é um eterno vibrador no exercício da advocacia criminal, porém as suas atividades judiciais nunca o distanciaram das atividades que mais gosta: vida no campo, vaquejada, cavalgadas, missa de vaqueiros, e continua criando gado, caprinos e ovinos e mantendo permanentemente uma excelente montaria.


MAIS FOTOS:

Este slideshow necessita de JavaScript.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: