header top bar

section content

VÍDEO: Santa Helena tem pontuação máxima em transparência com a ferramenta Turmalina do Tribunal de Contas

A ferramente abrange informações referentes propriedades sobre licitações, receitas orçamentárias e extra orçamentárias, despesas orçamentárias e extra orçamentárias, convênios, documentos de pagamento, entre outros

Por Luis Fernando Mifô

11/03/2024 às 17h21 • atualizado em 11/03/2024 às 17h26

O município de Santa Helena, no Alto Sertão paraibano, alcançou pontuação máxima em transparência pública de acordo com a ferramenta Turmalina Schema, do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), totalizando 630 pontos no ranking.

Entre os 223 municípios paraibanos, Santa Helena chegou a ocupar a posição 216 até o ano de 2020. Mas, a partir do início da gestão do prefeito João Cléber (PSB), esse quesito ganhou atenção especial.

“Esse é o caminho, é o nosso objetivo, queremos continuar avançando na gestão, proporcionando zelo e cuidado que todos os santelenenses precisam”, disse o prefeito no programa Olho Vivo.

O que é a ferramenta

O Turmalina Schema é uma iniciativa do TCE-PB desenvolvida para criar, manter e promover um esquema de marcação de dados para portais de transparência fiscal, tornando-os mais compreensíveis para mecanismos de busca e web crawlers.

A ferramente abrange informações referentes propriedades sobre licitações, receitas orçamentárias e extra orçamentárias, despesas orçamentárias e extra orçamentárias, convênios, documentos de pagamento, entre outros.

Com o Turmalina Schema, é possível atribuir rótulos para identificar partes individuais do conteúdo dos portais de transparência fiscal, permitindo que mecanismos de busca e web crawlers possam extrair e processar os microdados dessas páginas da web.

DIÁRIO DO SERTão

Recomendado pelo Google: