header top bar

section content

Ceninha prestigia sessão na ALEPE em que médico de Bonito de Santa Fé recebe título de cidadão pernambucano

Natural de Bonito de Santa Fé, Pedro Pereira Gonzaga Neto é o responsável por liderar uma série de mutirões cirúrgicos voluntários na Santa Casa da Misericórdia, na capital pernambucana, que tem ajudado a população mais carente do Estado, bem como auxiliado a diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS)

Por José Dias Neto

26/03/2024 às 16h03

Ceninha Lucena participa de cerimônia na ALEPE. Foto: Divulgação: Divulgação

O prefeito de Bonito de Santa Fé, Ceninha Lucena, participou na quarta-feira (20) em Recife-PE, da Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Pernambuco para entrega do título de cidadão pernambucano ao médico natural de Bonito de Santa Fé, Pedro Pereira Gonzaga Neto. Ele é o responsável por liderar uma série de mutirões cirúrgicos voluntários na Santa Casa da Misericórdia, na capital pernambucana, que tem ajudado a população mais carente do Estado, bem como auxiliado a diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Proposição do primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), a solenidade foi presidida pela parlamentar Socorro Pimentel (União) e contou também com a entrega do título de cidadão recifense, homenagem proposta pelo vereador Alcides Teixeira Neto (PSB) da Câmara Municipal do Recife.

“É com imenso orgulho e gratidão que a Alepe confere esse título a Pedro Gonzaga, médico que, por meio de sua dedicação incansável, conseguiu um marco para a Santa Casa de Misericórdia: reimplantar procedimentos cirúrgicos através de videolaparoscopia, com recursos do SUS. Essa cerimônia é um reconhecimento de todos aqueles que tiveram a oportunidade de ser tocados por sua generosidade e cuidados”, disse a deputada Socorro Pimentel.

Ceninha Lucena participa de cerimônia na ALEPE. Foto: Divulgação: Divulgação

Em seu discurso, o médico Pedro Pereira Gonzaga Neto destacou o comprometimento com a população.

“Moro no Recife há dez anos, mas sempre tive admiração por essa terra e pelas pessoas daqui. É indescritível a emoção de receber essa honraria do povo recifense e pernambucano. Desde que cheguei, doei-me completamente à população de Pernambuco. E, enquanto estiver por aqui, vou continuar lutando para prover saúde e bem-estar aos cidadãos dessa terra”, afirmou o grande homenageado da noite.

A cerimônia contou com a apresentação da cantora pernambucana Nena Queiroga e de amigos saxofonistas do médico Pedro Gonzaga, que também é músico. Entre os presentes, estavam o gestor municipal e o presidente da Câmara, vereador José Soares Brito Filho.

Ceninha Lucena participa de cerimônia na ALEPE. Foto: Divulgação: Divulgação

O prefeito Ceninha em seu discurso parabenizou o médico pelos relevantes serviços prestados a população pernambucana e se orgulha de um filho de sua terra ganhar um grande destaque na capital do Pernambuco.

Carreira

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o cirurgião tem especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tendo atuado em várias cidades do Sertão, como Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Custódia, Carnaíba, Afogados da Ingazeira e Tabira, chegou ao Recife, em 2024, onde passou a atuar em grandes unidades médicas da capital pernambucana, dentre elas, o Hospital Getúlio Vargas, a Unidade de Pronto Atendimento Torrões e a Santa Casa da Misericórdia do Recife. Nesse último espaço, foi o responsável pela reestruturação do serviço de cirurgia geral e pela implantação da Residência Médica em Cirurgia, que vem contribuindo para a formação de novos cirurgiões no Estado.

Professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pedro Gonzaga é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. No seu vasto currículo, consta uma série de mutirões cirúrgicos voluntários nos estados de Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: