header top bar

section content

VÍDEO: Veneziano repudia ‘tarifaço’ de Trump e diz que o presidente dos EUA ‘se acha um deus’

Senador paraibano afirma que o presidente dos Estados Unidos agride a soberania brasileira de forma 'doidivanas' e coloca sob risco vários setores da economia e milhares de empregos

Por Luis Fernando Mifô

10/07/2025 às 15h53 • atualizado em 10/07/2025 às 15h57

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) repudiou o ‘tarifaço’ anunciado por Donald Trump sobre os produtos exportados do Brasil e disse que o presidente dos Estados Unidos agride a soberania brasileira de forma ‘doidivanas’. Veneziano avalia que o aumento da taxa para 50% vai colocar sob risco vários setores da economia e milhares de empregos.

Donald Trump anunciou, de forma repentina, aumento para 50% na taxa de impostos sobre todas as exportações brasileiras a partir de 1º de agosto. Aliados do governo entendem que o ‘tarifaço’ tem motivação político-ideológica, já que na carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Trump cita diretamente Jair Bolsonaro e classifica como “vergonha internacional” o julgamento do ex-presidente pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da tentativa de golpe de Estado.

Senador Veneziano afirma que a postura de Donald Trump, não apenas com o Brasil, afeta as relações multilaterais que estavam ‘normalizadas’ entre nações (com exceção de Israel, Irã, Rússia e Ucrânia); e a decisão de aplicar o ‘tarifaço’ por motivo aparentemente político torna o caso ainda mais grave, ressalta o parlamentar.

O senador diz que Trump se acha ‘um super deus’, mas não irá praticar ingerência na política e na justiça brasileira. “Cabe ao presidente, seja dos Estados Unidos ou de qualquer outra nação, questionar o judiciário de outra? Não. Se o Trump acha que o ex-presidente está sendo julgado de forma indevida, dê a sua opinião, mas jamais usar dos seus instrumentos para coagir outra nação, como ele está a fazer”.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: