header top bar

section content

VÍDEO: Valdeci Filho comenta prisão de Zambelli e diz que Trump “bateu pino” ao reduzir lista do “Tarifaço”

Jurista criticou a deputada presa na Itália, falou sobre investigações contra Bolsonaro e ataques a Moraes. Destacou também a instabilidade nas decisões de Trump sobre tarifas

Por Luiz Adriano

01/08/2025 às 19h14 • atualizado em 01/08/2025 às 19h16

O advogado Valdeci Filho, colunista do Direto ao Ponto, durante sua participação no programa Olho Vivo desta sexta-feira (1º), comentou os principais acontecimentos da política nacional e também destacou desdobramentos internacionais que marcaram a semana, como a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) na Itália.

“Essa turma faz os maus feitos e vai se esconder”, disse o jurista ao criticar a conduta da parlamentar, detida na última terça-feira (29) em Roma. Zambelli passou por audiência de custódia nesta sexta e permanece presa na penitenciária feminina Germana Stefanini, localizada no Complexo Penitenciário de Rebibbia — a maior prisão da Itália e uma das maiores da Europa.

Durante a análise, Valdeci também abordou a aplicação da chamada Lei Magnitsky, que foi usada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O advogado ainda citou a política tarifária americana, destacando a retirada de aproximadamente 694 produtos da lista de tarifas anunciadas anteriormente — movimento que ele interpretou como uma “batida de pino” por parte de Trump.

Insatisfações nos EUA – Segundo Valdeci, um de seus clientes nos Estados Unidos relatou que há uma certa pressão por parte de empresários sobre a postura de Trump.

“A gente está vendo com a própria Justiça, que foi provocada por empresários americanos para averiguar essa situação do Trump. Todo mundo se movimentando, porque lá também existe uma dor. Se aqui a dor é maior, lá é uma dor menor. E tudo é dor. Ninguém quer perder dinheiro nessa confusão que só vai gerar prejuízos para os empresários dos dois países.”

“Imagem criada com auxílio de IA”

“Vai sobrar cadeia” – Sobre o panorama brasileiro, o colunista foi enfático ao defender a aplicação da lei de forma rigorosa e a responsabilização de quem cometeu crimes.

“Tá aí o saldo da história: o presidente dos EUA que diz que vai fazer e volta atrás, depois se negocia… Vai sobrar cadeia para todo mundo. Houve uma união dos poderes — o Legislativo, o Executivo e o Judiciário — para rebater tudo isso. Tá aí a nota dos presidentes em solidariedade ao Alexandre de Moraes. E o resultado disso vai sobrar cadeia para muita gente”, disse Valdeci.

O jurista criticou duramente o ex-presidente Jair Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro.

“A PF está apurando condutas do Eduardo, mandando para a PGR. Daqui a pouco ele vai ver o sol nascer quadrado”, declarou.

“O que está com tornozeleira [Bolsonaro] Já já ele vai para um quartinho escuro, vai para o lugar dele, que é na cadeia. A condenação dele é gravíssima. O que resolve é cadeia, é a aplicação da lei. Não tem essa história de outro país interferir no nosso. O que vai resolver é a justiça”, concluiu.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: