VÍDEO: Declaração de Lula sobre foto de homem negro sem dentes gera críticas de racismo da oposição
O evento no interior de São Paulo foi para entregar 400 unidades odontológicas móveis, fato este que levou ao tema relacionado ao fator bucal, mas mesmo assim, a oposição não amenizou nas críticas
Uma declaração feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na última quinta (21), durante evento na cidade de Sorocaba, no interior paulista, tem repercutido nas redes sociais em meio a críticas da oposição acusando o gestor nacional de racismo.
Durante seu discurso, Lula fez uma reclamação referente a uma propaganda do governo que teria sido publicada uma foto de um homem negro sem dentes. Ele disse que ao ver a fotografia, de imediato ordenou que fosse refeito o material, devido que a publicidade era para promover o Brasil em um evento do agronegócio na Alemanha. O presidente não explicou quando isso aconteceu.
“No meio da revista tinha uma capa com uma senhora bonitona. Devia ser filha de italiana ou de alemão no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina, com a bochecha bem vermelha, sorrindo. Do lado dela um senhor negro, alto, sorrindo sem nenhum dente na boca”, disse Lula.
Em continuação ao relato, o petista falou que chamou o ministro, que também não citou nome, e o questionou.
“Perguntei: ‘escuta aqui, por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro. Você não acha que isso é preconceito?’”, acrescentou ao completar dizendo que a publicação teria que ser “uma foto de um cara com dente”.
O evento no interior de São Paulo foi para entregar 400 unidades odontológicas móveis, fato este que levou ao tema relacionado ao fator bucal, mas mesmo assim, a oposição não amenizou nas críticas.
O vídeo do evento completo pode ser visto aqui.
PORTAL DIÁRIO
Leia mais notícias no www.portaldiario.com.br, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário