header top bar

section content

Devotos fazem peregrinação e andam quase 10 km na 1ª Romaria na região de Cajazeiras ao santo das chuvas

Por onde passava, a marcha santa ganhava a atenção dos moradores das comunidades que ficam localizadas no trajeto.

Por Diário do Sertão

12/03/2018 às 13h43 • atualizado em 12/03/2018 às 16h12

Foi pelo toque do sino e estampidos de fogos, que a pequena Bom Jesus no Alto Sertão da Paraíba despertou nesse sábado. Era por volta das 4 horas da madrugada e, sob o comando do Padre Sílvio Roberto que os devotos do santo, que segundo a crença popular é o patrono das chuvas, o senhor São José, saíram em caminhada na Primeira Romaria em louvação ao santo, que é padroeiro do distrito que leva seu nome.

Por onde passava, a marcha santa ganhava a atenção dos moradores das comunidades que ficam localizadas no trajeto, ao som de hinos e rojões, que anunciavam a aproximação dos fiéis.

Foram aproximadamente nove quilômetros de peregrinação até a chegada, por voltas das 06h45min, ao destino final. No São José alguns devotos, esperavam a “comitiva” que foi muito bem recepcionada e na ocasião foi servido um café da manhã, para logo em seguida, ser cumprida as etapas seguintes da programação. O hasteamento e a celebração da santa missa foram momentos prestigiados por todos e aqueles que andaram quase 10 quilômetros, demonstraram muita fé e permaneceram até o fim, da celebração.

O prefeito Roberto Bayma (PSDB) solicitou a secretária Denise Bandeira e a professora Aucione Leite, que dessem total apoio durante todo o evento o que de pronto foi atendido. Foram colocados dois profissionais e uma ambulância para alguma eventualidade.

Já a Secretaria de Educação colocou um micro-ônibus para ajudar que as pessoas conseguissem realizar o percurso. A secretaria municipal de cultura que tem como titular Ana Gonçalves, também colaborou com a divulgação da programação do novenário que começou nesse final de semana.

Ao conversar com a equipe do Folha do Vale, o sacerdote avaliou como muito positiva esta que será sem dúvidas a primeira de muitas edições desta iniciativa que objetiva lançar a cidade que já é conhecida pela tradicional corrida de jegue, no segmento de turismo. Pessoas de várias idades compareceram e mostrando o resgate do catolicismo o no município.

Desde agosto passado quando assumiu a cidade de Bom Jesus, o reverendo tem descentralizado as ações da igreja, com celebrações em praças e em outros locais, seguindo assim a linha de que a igreja deve ir até o povo, e, tem dado certo. Prova são os eventos com boa participação. Outra demonstração do rejuvenescimento das ações é que a primeira romaria de São José foi uma criação do próprio padre que logo recebeu dos paroquianos, todo o apoio.

DIÁRIO DO SERTÃO com Jota Herre

Recomendado pelo Google: