header top bar

section content

É divulgada programação da “Semana Santa” em Cajazeiras, Sousa e cidades das duas regiões

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

Por Luzia de Sousa

28/03/2018 às 11h40 • atualizado em 28/03/2018 às 11h44

Programação da Semana Santa na região de Cajazeiras e Sousa

?A Diocese de Cajazeiras divulgou esta semana a programação da “Semana Santa” nas regiões de Cajazeiras e Sousa. A programação na Igreja Católica é iniciada no domingo de Ramos (25), e se estenderá até 1º de Abril, com a missa da Páscoa.

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a ressurreição de Jesus, que ocorre no Domingo de Páscoa.

Quinta-feira Santa
A Igreja celebra a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a Eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacam-se dois grandes acontecimentos:

Programação da Paróquia SantAna, em Sousa

Bênção dos Santos Óleos
Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos.O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-Feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal.

Programação da Paróquia São João Batista, em Sousa

Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés
Com a missa da ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a última ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.

Veja programação na cidade de São Francisco, Vieirópolis, Marizópolis e São José da Lagoa Tapada, na região de Sousa!

Sexta-Feira Santa
Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam,não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística.

Programação da Paróquia São João Bosco, em Cajazeiras

Sábado Santo
No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a “Vigília Pascal”.

Programação da Catedral, em Cajazeiras

Vigília Pascal
Inicia-se na noite do Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a chamada “a mãe de todas as santas vigílias”, porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte.

Programação da Paróquia São José Operário, em Cajazeiras

Domingo de Páscoa
A palavra “páscoa” vem do hebreu “Peseach” e significa “passagem”. Era vivamente comemorada pelos judeus do Antigo Testamento. A ressurreição de Jesus Cristo é o ponto central e mais importante da fé cristã. Através da sua ressurreição, Jesus prova que a morte não é o fim e que ele é verdadeiramente o Filho de Deus.

Veja programação na cidade de Cachoeira dos Índios e São João do Rio do Peixe, na região de Cajazeiras!

.

DIÁRIO DO SERTÃO

YOUTUBER DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Léo Abreu revela em quais profissões podemos encontrar psicopatas

ESPERANÇA NA POLÍTICA!

VÍDEO: Pastor evangélico fala sobre Bolsonaro: “Ele incorporou o que a sociedade acredita: a família”

ASSISTA!

Arquitetura, urbanismo e direitos humanos marcaram último episódio da temporada do Coisas de Cajazeiras

VÍDEO

Comemorando o dia dos Direitos Humanos, professor fala sobre os avanços da data no Diversidade em Foco