header top bar

section content

VÍDEO: Na Missa das Cinzas, bispo de Cajazeiras critica católicos extremistas que tentam dividir Igreja

Após Campanha da Fraternidade sofrer ataques de alguns católicos, bispo de Cajazeiras pede aos cristãos que defendam a unidade da igreja

Por Jocivan Pinheiro

18/02/2021 às 14h16 • atualizado em 18/02/2021 às 14h21

Fiéis da Igreja Católica iniciaram nesta quarta-feira (17) ritos e preparações para o período de Páscoa. Por conta da pandemia do coronavírus, as cerimônias ocorrem de forma reduzida, seguindo protocolos.

A data marca o início do período da Quaresma (preparação para a Semana Santa), tempo de conversão, silêncio, oração, penitência e caridade.

Com a imposição das cinzas, começa um período relevante para todo cristão que deseja se preparar para viver o Mistério Pascal – a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Em sua homilia, o bispo Dom Francisco de Sales ressaltou que as cinzas, símbolo da fragilidade e pequenez humana, é um apelo à conversão.

“Esse é o tempo do arrependimento como atitude-chave para que nós possamos despertar mais uma vez nossas consciências e nosso coração para o reencontro com o sentido de nossa vida em Cristo, permitindo-nos acolher a Páscoa como o fim do homem velho e ingresso nesta novidade perene e permanente do Reino”, falou o bispo.

VEJA TAMBÉM

Padre de Cajazeiras condena católicos conservadores que boicotam Campanha da Fraternidade

Bispo deposita cinzas nos fieis em missa de abertura da Quaresma

A celebração também marca o início da Campanha da Fraternidade Ecumênica que reúne a Igreja Católica e outras igrejas que integram o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). O tema deste ano é “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema é “Cristo é a nossa paz. Do que era dividido, fez uma unidade” (EF 2,14a).

A campanha foi criticada por extremistas por abordar temas sociais. Segundo o bispo, os cristãos precisam defender a unidade da igreja e não dividi-la.

“Infelizmente há muros que estão sendo continuamente levantados para exaltar as divisões e separações, inclusive dentro de nossa comunidade, dentro da Santa Igreja. Ai daqueles que dividem nossa comunidade com ideias falsas! Que o Senhor nos conceda viver a fraternidade, que é o coração deste momento como ato concreto de expressão de nossa fé; viver a fraternidade começando aqui dentro de nossa casa”, ressaltou Dom Francisco.

“Não envergonhemos o Evangelho de Cristo com egoísmo que, infelizmente, nós disseminamos dividindo-nos e nos distanciando de quem pensa diferente de nós, mas também anuncia e vive por causa da fé em Cristo Jesus, nosso Senhor”, completou o bispo.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: