header top bar

section content

Após mudanças na Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales é nomeado pelo Papa para Mossoró

Dom Francisco de Sales foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, e tomou posse na diocese Cajazeirense em 4 de setembro do mesmo ano. Sua mudança para o RN foi confirmada na manhã deste sábado.

Por Luiz Adriano

18/11/2023 às 09h44 • atualizado em 18/11/2023 às 10h36

Dom Francisco de Sales - foto: divulgação

O Bispo da Diocese de Cajazeiras, dom Francisco de Sales, será transferido para assumir o governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O anúncio foi divulgado pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na manhã deste sábado (18). De acordo com a informação da instituição, a mudança se dá devido ao pedido de renúncia do atual Bispo que liderava a Diocese norte-rio-grandense, o qual em razão da idade pediu seu afastamento.

“O Papa Francisco acolheu nesse sábado, 18 de novembro, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por dom Mariano Manzana ao governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou dom Francisco de Sales Alencar, atual bispo de Cajazeiras, para a diocese de Mossoró”, informou a CNBB.

TRÂMITES DA MUDANÇA

Segundo a assessoria de comunicação da Diocese de Cajazeiras, Dom Francisco de Sales permanecerá como administrador apostólico da referida Diocese até a data de sua despedida. Ele deve despedir-se no início de fevereiro do próximo ano e sua posse em Mossoró está marcada para acontecer no dia 17 do mesmo mês.

Após a despedida, a Diocese entrará em um período de vacância. A partir daí, o Colégio de Consultores deverá eleger um padre para ser administrador diocesano até a nomeação de um novo bispo que será feita pelo Papa Francisco.

7 ANOS EM CAJAZEIRAS

Dom Francisco de Sales foi nomeado pelo Papa Francisco em junho de 2016 como bispo de Cajazeiras, e tomou posse na diocese Cajazeirense em 4 de setembro do mesmo ano.

Em abril de 2023, foi eleito durante a 60ª AG CNBB, como presidente do regional Nordeste 2 da CNBB, para o quadriênio de 2023 a 2027. Na gestão anterior, dom Francisco exercia a função de secretário.

Biografia de dom Francisco de Sales

Dom Francisco de Sales nasceu no dia 17 de abril de 1968 em Araripina, em Pernambuco. Ele fez a profissão religiosa na Ordem dos Freis Carmelitas no dia 24 de janeiro de 1988 e foi ordenado sacerdote em 29 de Novembro de 1995. Ele completou seus estudos de Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia (Insaf), em Olinda (PE), e de Teologia e Filosofia na Milltown, Dublin, capital da Irlanda. Em seguida, obteve uma licenciatura em Teologia Espiritual no Pontifício Instituto de Espiritualidade Teresianum de Roma.

Durante o seu ministério sacerdotal exerceu os seguintes cargos: Formador dos estudantes de filosofia; Reitor da Basílica do Carmo, em Recife; pastor, Conselheiro e Prior Provincial da Província Carmelitana de Pernambuco. Em 2011, assumiu em Roma, o ofício de vice-prior do Centro Internacional Santo Alberto, e, em 2014, assumiu a função de secretário-geral da Ordem do Carmo, e também presidente da Comissão Internacional para a Liturgia e Oração, além de ser membro da Comissão Internacional de Evangelização e Missão.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: