header top bar

section content

Veja programação da Caravana do Coração; Cajazeiras, Sousa, Patos e mais quatro cidades do Sertão estão na lista!

Está previsto, ainda, o lançamento do Projeto de Humanização e Capilarização – Família do Coração.

Por Diário do Sertão

08/06/2016 às 16h46

Caravana do coração chega ao Sertão do estado (Foto ilustrativa)

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP) em parceria com a ONG Círculo do Coração de Pernambuco, se prepara para mais uma Caravana do Coração. Esta é a quarta vez que o evento acontece no Estado e, nesta edição, que será realizada de 4 a 17 de julho, 13 municípios serão contemplados.

O público-alvo da caravana é formado por crianças de 0 a 12 anos e gestantes com idade gestacional de 22 a 28 semanas que apresentem algum tipo de cardiopatia ou problemas oriundos de cardiopatias.

A coordenadora da RCP, Sandra Mattos, explica que a Caravana do Coração tem por objetivo realizar um mutirão de triagens, consultas e exames cardiológicos com ajuda de uma equipe multidisciplinar de profissionais de diversas áreas.

“Estamos programando tudo o que diz respeito às atividades: capacitação dos profissionais envolvidos, análise prévia dos casos e atendimentos aos pacientes, custos, estudo da realidade de cada município por onde a Caravana vai passar, infraestrutura, estadia e alimentação durante os dias de viagem”, explicou.

Para esta caravana, os municípios beneficiados com os serviços são: Sumé, Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí, Esperança, Guarabira e Itabaiana.

Serão contemplados municípios paraibanos do Sertão até a Capital. A caravana sairá no dia 3 de julho do Recife, parando em João Pessoa para se juntar aos colegas profissionais paraibanos. Em seguida, rumará até Monteiro, a primeira cidade do Sertão, e vem voltando pelas cidades da Zona da Mata até chegar a Itabaiana no dia 16 de julho. A equipe é formada por 50 profissionais.

A IV Caravana do Coração terá duração de duas semanas, com o objetivo de aumentar o número de pacientes atendidos e capacitações através de um maior contingente de profissionais. Para este ano, a meta é atender cerca de 1300 pacientes entre gestantes e crianças, totalizando cerca de 15 mil atendimentos, tendo em vista que cada criança poderá ter acesso a até oito atendimentos diferentes nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Odontologia, Neurologia, Ultrassonografia, Ecocardiografia, Clínica Médica, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Arte-educação.

Serão atendidos até 100 pacientes por cidade (80 crianças com cardiopatia, 10 crianças com microcefalia e 10 fetos). Além disso, serão feitas até 315 capacitações profissionais por cidade – até 25 especializações em Ecocardiograma Fetal, 120 Atualizações em Enfermagem, 120 qualificações em Ausculta Eletrônica, 25 em Enfrentamento da Microcefalia e 25 em Propriedade Intelectual.

Novidades – Uma das novidades este ano é o engajamento de profissionais de saúde internacionais, com objetivo de realizar estudos relacionados ao atual surto de microcefalia. O CDC dos Estados Unidos trará pediatras, neurologistas, oftalmologistas, geneticistas e ultrassonografistas. Da Inglaterra, a equipe terá infectologistas e jornalistas. De Portugal, engenheiros da computação. Do Japão, especialistas de doenças infecciosas, patologia e imagem. Ao todo são cerca de 20 professores e pesquisadores.

Está previsto, ainda, o lançamento do Projeto de Humanização e Capilarização – Família do Coração. O objetivo geral do Projeto é formar um grande círculo de famílias do coração na Paraíba, aproximando as realidades e promovendo troca de experiências.

Programação – A IV Caravana do Coração passará por 13 municípios paraibanos em julho (a chegada em cada município é na noite anterior):

Monteiro: 04/07

Princesa: 05/07

Itaporanga: 06/07

Cajazeiras: 07/07

Sousa: 08/07

Catolé: 09/07

Pombal: 10/07

Patos: 11/07

Picuí: 12/07

Esperança: 13/07

Guarabira: 14/07

Mamanguape: 15/07

Itabaiana: 16/07

Inovação – A novidade para este ano é que serão prestados, também, serviços de saúde bucal – avaliação, orientação, distribuição de kits de escovação e aplicação de flúor. Além disso, bebês com microcefalia também serão assistidos pelo projeto.

Caravanas do Coração – A partir do segundo ano da Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP), com o objetivo de aprimorar o programa de triagem e facilitar o acesso da população à equipe de especialistas, foi criada a Caravana do Coração.

Trata-se de uma visita de uma equipe multiprofissional incluindo médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, professores e estudantes universitários, às cidades do interior da Paraíba que integram a RCP, para realizar consultas e exames complementares, como ecocardiograma e oximetria, além de arte-educação para crianças, pais e capacitação para profissionais de saúde.

Foram realizadas, até o momento, três Caravanas do Coração. A primeira teve a duração de uma semana e as seguintes duas semanas de duração. Na primeira Caravana foram visitados oito municípios e atendidos pouco mais de 500 pacientes. As duas últimas edições cobriram 13 municípios e asseguraram o atendimento de mais de 1000 pacientes cada. Nessas Caravanas, os profissionais de saúde percorrem mais de 1.880 km.

A Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba (RCP – PB) é uma iniciativa do Governo do Estado da Paraíba, que investe anualmente R$ 6 milhões no projeto. Iniciado em 2011 foi um divisor de águas na saúde pública da Paraíba, na área cardiológica e pediátrica, sendo estendida, a partir de 2013, para a capacitação em perinatologia.

Secom

Recomendado pelo Google: