header top bar

section content

Maternidade Frei Damião é referência na realização do Teste da Orelhinha

A indicação do teste é para os recém-nascidos, com o objetivo de identificar e tratar precocemente os problemas auditivos que dificultam a fala e aprendizagem da criança, a exemplo da surdez.

Por Priscila Belmont

02/03/2017 às 10h49

A Maternidade, organizou uma programação especial com o objetivo de homenagear pacientes e servidoras.

A Maternidade Frei Damião, que compõe a rede hospitalar estadual, é referência no Teste da Orelhinha. O exame gratuito é realizado nos primeiros dias de vida dos bebês, nascidos na unidade de saúde e também em outras instituições, já que a maternidade atende bebês de todo o estado.

A indicação do teste é para os recém-nascidos, com o objetivo de identificar e tratar precocemente os problemas auditivos que dificultam a fala e aprendizagem da criança, a exemplo da surdez.

De acordo com a coordenadora de fonoaudiologia da maternidade, Milene Trigueiro, os casos de deficiência auditiva podem ser prevenidos, se a intervenção for iniciada precocemente, por isso a importância da realização do exame, preferencialmente entre 24h e 48h do nascimento do bebê.

A fonoaudióloga ainda explica que “o diagnóstico e a intervenção antes dos seis meses de vida da criança possibilitam melhores resultados para o desenvolvimento da função auditiva, da linguagem, da fala e do processo de aprendizagem”. Ela ainda informou que o procedimento é realizado no turno da manhã, na Maternidade Frei Damião.

No momento do exame, é necessário que os pais apresentem o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da criança, além do comprovante de residência. O teste é realizado por um aparelho específico, que é colocado na orelha do bebê. A análise é rápida, indolor e não tem contra-indicação, além disso é efetuada por um fonoaudiólogo com especialidade em audiologia.

Em casos de alterações, os exames são repetidos com 15 dias, se forem identificadas anormalidades mais uma vez, o bebê é encaminhado para um médico otorrinolaringologista. Além disso, serão solicitados exames auditivos complementares.

Balanço: O Teste da Orelhinha é realizado há 11 anos, na Maternidade Frei Damião. Em 2016 foram 3.344 exames. Em janeiro deste ano foram feitos 277 testes.

Secom

Recomendado para você pelo google

VÍDEO

“Sou liderança forte, mas estou abandonado”, declarou Gobira ao vivo sobre grupo de Carlos Antonio

VÍDEO!

Padre cajazeirense responde a cantor gospel que atacou Nossa Senhora: “Nossos pêsames a esse cantor”

SAIBA

É OU NÃO É FERIADO? Em entrevista, prefeito de Cajazeiras decide sobre o Dia de São Pedro

PROGRAMA XEQUE MATE

Em Cajazeiras, pai de Gabriel Diniz se emociona e fala com exclusividade sobre a morte do cantor