header top bar

section content

Psiquiatra de renome nacional avalia o que deve ser feito para reduzir índice alarmante de suicídios em toda a região de Cajazeiras. ASSISTA

Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é autora de vários livros que abordam o comportamento humano sob a perspectiva psiquiátrica e já prestou entrevistas a Jô Soares

Por Jocivan Pinheiro

10/04/2017 às 16h08 • atualizado em 10/04/2017 às 16h38

O alto índice de casos de suicídio na região de Cajazeiras chamou a atenção de uma das principais profissionais da psiquiatria no Brasil. Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva é autora de vários livros que abordam o comportamento humano sob a perspectiva psiquiátrica e já prestou entrevistas em diversos programas de TV, inclusive no Programa do Jô, da Globo.

A convite da Livraria Universitária, ela veio a Cajazeiras palestrar para centenas de estudantes de Psicologia, e um dos temas mais abordados pelo público foi o suicídio. Para a psiquiatra, 90% dos casos de suicídio tem tratamento, sendo a base desse tratamento a observação seguida do diálogo.

“Está na hora da gente parar e observar as pessoas. Em vez de ficar nas redes sociais, observar quem está do lado, porque uma mudança de comportamento que persiste por mais de dois meses tem que ser tratada”, avalia.

Dra. Ana Beatriz também visitou os estúdios da TV Diário do Sertão

Sobre a relação entre as crianças e as redes sociais da internet, Dra. Ana Beatriz disse que os pais devem tomar medidas práticas e firmes, como, por exemplo, a imposição de limites ou até mesmo a proibição em certos casos.

“Tem que exercer nosso papel de educador. É proibir mesmo. A ‘chiação’ que vem no início, depois é recompensada porque essa criança descobre que tem muito mais tempo e pode ter muito mais atividades coletivas.”

Tratamento para depressão: “É procurar ajuda em posse de conhecimento, porque somente quando a gente tem conhecimento e vai procurar ajuda, a gente qualifica e obriga o prestador de assistências a dar um tratamento melhor.”

Dra. Ana Beatriz palestrou para centenas de pessoas em Cajazeiras

Recomendado pelo Google: