header top bar

section content

ESPERANÇA: Paciente volta a enxergar após realizar transplante de córnea; cirurgias são feitas na cidade de Sousa e médico faz campanha para doações: “250 pessoas estão na lista de espera”.

O primeiro transplante de córnea foi realizado na cidade de Sousa há 12 anos pela equipe do cirurgião transplantador Dr. Patrício Sarmento. Confira os detalhes aqui!

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

13/06/2017 às 15h00 • atualizado em 13/06/2017 às 16h07


O transplante de córnea é uma cirurgia oftalmológica delicada e minuciosa capaz de devolver a visão e fazer o paciente receptor ver a luz, as pessoas, as plantas, etc. É a primeira interface que a luz atravessa. Ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho), e da pupila. A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, pelo filme lacrimal, e por difusão de vasos presentes no limbo.

O primeiro transplante de córnea foi realizada em Sousa há 12 anos pela equipe do cirurgião transplantador Dr. Patrício Sarmento. Naquele ano, a cidade fez parte dos anais da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos- ABTO, referenciada como a primeira cidade do Brasil com menos de 120 mil habitantes a transplantar córnea.

Equipe que participou do procedimento cirúrgico (foto: Assessoria)

Vários pacientes foram sucessivamente submetidos a transplante na cidade Sorriso da Paraíba, no entanto, os transplantes deixaram de ser realizados, pois não havia hospital ou serviço de saúde credenciados ao Sistema Nacional de Transplantes e que consequentemente pudessem receber o tecido transparente que nos permite enxergar.

Veja também: CLINOS oftalmologia é referencia em cirurgia de catarata e transplante de córnea; são mais de 30 mil pacientes na Paraíba

Foram dez anos de escuridão, sem que pudéssemos devolver a visão àqueles que tanto a perseguiam até que a Clinos Oftalmologia Especializada estruturou um bloco cirúrgico moderno e aparelhado que atendesse aos requisitos do Sistema Nacional de Transplantes e novamente, com a graça de Deus, a luz da vida, pela visão pôde novamente ser devolvida a um paciente em Sousa.

A CLINOS que fica localizada na Rua José Fagundes de Lira, no bairro Gato Preto

No último dia 10 de junho, um dos dez pacientes que aguardam na fila para receber a córnea no município de Sousa foi agraciado pelo presente de alguém que deixou a vida, mas que também deixou a luz para um semelhante. Mais um transplante realizado com sucesso, raios de luz para quem tanto esperou e para nossa equipe médica e de enfermagem, a satisfação de podermos ser esse instrumento. Na Paraíba, mais de 250 pessoas estão na lista de espera aguardando o transplante.

“Uma lição para sermos doadores. Converse com sua família, expresse a sua vontade de doar seus órgãos. Permita que sua vida continue na vida de um semelhante”, disse Dr. Patrício.

DIÁRIO DO SERTÃO
com Assessoria

Recomendado para você pelo google

DIRETO AO PONTO

VÍDEO: Se reforma da Previdência não cortar privilégios, sociedade deve ‘gritar’ contra ela, diz padre

INFRAESTRUTURA

VÍDEO: Chuvas destroem ruas de Cajazeiras que não são pavimentadas e moradores cobram ação da Prefeitura

VETERANO DA MÚSICA

VÍDEO: Em Cajazeiras, cantor de renome nacional critica sertanejo universitário: “Virou uma baderna”

COBRA REAJUSTE DE 2018

VÍDEO: Sindicalista elogia Zé Aldemir por salário de professores, mas diz que felicidade é ‘entre aspas’