header top bar

section content

Câmara de Cajazeiras se engaja na prevenção ao câncer de próstata e diabetes em duas sessões especiais

Mês de novembro é marcado pelas campanhas mundiais de prevenção às duas doenças

Por Jocivan Pinheiro

16/11/2017 às 15h13 • atualizado em 16/11/2017 às 15h18

Na terça-feira (14), sessão especial deu destaque ao diabetes (Foto: Cavalcante Jr.)

A Câmara Municipal de Cajazeiras realizou nesta semana duas sessões especiais que demonstram o quanto ela está engajada em campanhas de saúde que atualmente mobilizam o mundo todo. Estamos falando do Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata; e do mês especial de prevenção ao diabetes.

Na segunda-feira (13), profissionais e gestores de saúde, vereadores e a população em geral discutiram as estratégias de prevenção ao câncer de próstata na região de Cajazeiras, bem como seu tratamento na rede pública de saúde. A sessão foi propositura do vereador Jucinério Félix (PPS).

O câncer de próstata é a doença mais comum entre os homens que já passaram dos 50 anos e mata um brasileiro a cada meia hora. Outros dados preveem que um em cada sete homens no Brasil terá câncer de próstata.

Este é o segundo câncer que mais mata os homens, ficando atrás somente do câncer de pulmão. Nas fases iniciais, ele não dá sintomas, mas com o tempo o tumor cresce e pode provocar sangramento, obstrução do jato urinário e dor pélvica. Daí a importância de fazer o exame para diagnosticá-lo cedo, pois especialistas afirmam que quem faz o exame tem de 80% a 90% de chance de cura.

Na segunda-feira (13), sessão discutiu estratégias de prevenção ao câncer de próstata (Foto: Cavalcante Jr.)

Diabetes

Já na terça-feira (14), a partir de uma propositura do presidente da Câmara, Marcos Barros (PSB), a sessão especial deu destaque ao diabetes, recebendo vários profissionais especialistas da saúde, gestores e populares.

Os dados levantados na sessão por gestores de saúde do município e do estado e por membros de órgãos de apoio aos portadores do diabetes esclareceram o público e as autoridades presentes sobre o número de diabéticos no Brasil e na região de Cajazeiras e de que forma esses indivíduos estão recebendo apoio dos poderes públicos para seus tratamentos. Além disso, foram discutidas propostas de campanha de prevenção à doença.

Na última década, o número de pessoas com o diabetes no Brasil subiu 61,8%, de acordo números do Ministério da Saúde. O público mais afetado são as mulheres – 1 em cada 10 estão diagnosticadas com a doença. Maiores índices de sedentarismo e de obesidade fazem delas as principais vítimas do diabetes, afirmam especialistas.

O diabetes é uma doença crônica que ocorre ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente – hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue – ou quando o corpo não consegue utilizar de maneira efetiva a insulina que o organismo produz. A doença se divide em dois tipos (além da diabetes gestacional): Tipo 1 e Tipo 2.

Fotos: Cavalcante Jr.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: