header top bar

section content

Só vive doente? Veja os sintomas de que sua imunidade pode estar baixa e mude esse quadro

Sintomas de que sua imunidade está baixa e propensa a contrair mais doenças

Por Tua Saúde

16/05/2018 às 09h08

Baixa imunidade e os riscos para a sua saúde

Os principais sintomas de imunidade baixa estão relacionados com a diminuição das defesas do organismo contra parasitas como vírus, bactérias e fungos, que acabam causando doenças frequentes.

Por isso, deve-se estar atento ao sintomas de imunidade baixa, como:

Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;
Doenças simples, mas que demoram a passar ou que agravam facilmente, como gripe;
Febre frequente e calafrios;
Olhos frequentemente secos;
Cansaço excessivo;
Náuseas e vômitos;
Diarreia por mais de 2 semanas;
Manchas vermelhas ou brancas na pele;
Queda acentuada de cabelo;

Além disso, ter o sistema imunológico franco também favorece o aparecimento de estresse, mesmo após uma noite de sono ou durante o período de férias.

O sistema imunológico é formado pelas células de defesa e por barreiras físicas no corpo, como a pele e a acidez do estômago, que atuam evitando a entrada de micro-organismos ou combatendo infecções quando o organismo fica doente.

O que pode enfraquecer o sistema imune
O sistema imune geralmente está mais enfraquecido durante uma gripe ou resfriado e, por isso, nesses períodos é mais fácil pegar outra doença como amigdalite, sem que seja necessário ter algum problema de saúde.

No entanto, caso essas infecções surjam muito frequentemente, pode significar que alguma doença se está desenvolvendo. Algumas doenças que diminuem naturalmente a imunidade do organismo são a AIDS, o lúpus, a presença de câncer, a anemia, a obesidade, a desnutrição e o alcoolismo, por exemplo.

Além disso, o sistema imunológico também pode ficar comprometido com o uso de corticoides, medicamentos imunossupressores, que são usados em transplantes de órgãos, durante o tratamento para câncer ou com o uso prolongado de alguns remédios anti-inflamatórios, como a Dipirona.

Imunidade baixa na gravidez
Durante a gravidez é normal ficar com o sistema imunológico enfraquecido, devido às alterações hormonais e às mudanças no corpo da mulher, sendo necessário ter atenção redobrada para evitar problemas como gripes e infecções urinárias.

Para evitar complicações, é importante sempre ir às consultas de pré-natal, fazer uma alimentação rica em frutas e legumes ricos em antioxidantes, como laranja, abacaxi, limão, cenoura e couve, e tomar as vacinas para gripe durante a gestação.

Quando ir ao médico
Deve-se procurar o médico clínico geral logo que se apresentar dois ou mais dos sintomas de imunidade baixa ou se tiver doenças ou fatores de risco para enfraquecer o sistema imunológico, sendo necessário fazer exames de sangue para verificar como está a imunidade.

Em geral, o tratamento é feito com alterações na alimentação, prática regular de atividade física e uso de remédios caseiros como o chá de equinácea.

Fonte: Tua Saúde - https://www.tuasaude.com/sintomas-de-imunidade-baixa/

Recomendado pelo Google: