header top bar

section content

Paraíba tem 13º caso de malária diagnosticado em venezuelana

Mulher de 51 anos chegou no Brasil no dia 1º de junho. Em João Pessoa, ela está desde segunda-feira (24).

Por G1 PB

26/06/2019 às 09h46

Mosquito transmissor da malária

Uma venezuelana foi diagnosticada com malária e está em tratamento no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) de João Pessoa. Esse é o 13º caso registrado na Paraíba em 2019, confirmado nesta quarta-feira (26) pela unidade de saúde. De acordo com a assessoria do HU, a mulher de 51 anos chegou no Brasil, em Roraima, no dia 1º de junho.

Em João Pessoa, ela chegou na última segunda-feira (24), fez o teste da gosta espessa em um posto de saúde e segue em tratamento no HU. Ainda conforme informação da unidade de saúde, o quadro clínica da mulher teria começado em Brasília, onde esteve no dia 2 junho, logo após a chegada ao Brasil.

O 12º caso de malária na Paraíba em 2019 foi confirmado no dia 18 de junho pelo HULW, em João Pessoa. Só este mês foram confirmados seis casos. De acordo com o hospital, o paciente é um homem, de 32 anos, agricultor, e morador do sítio Gurugi II, na zona rural da cidade do Conde. Ele deu entrada na instituição no dia 17, já com o diagnóstico de malária, e também iniciou o tratamento. Ele recebeu alta na tarde desta terça-feira (25).

Malária
A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Toda pessoa pode contrair a malária. Pessoas que tiveram vários episódios de malária podem atingir um estado de imunidade parcial, apresentando poucos ou mesmo nenhum sintoma no caso de uma nova infecção. A doença não é contagiosa.

Os principais sintomas da malária são febre alta, calafrios, tremores, sudorese, dor de cabeça, que podem ocorrer de forma cíclica, em dias intercalados. Muitas pessoas, antes de apresentarem estas manifestações mais características, sentem náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite.

Fonte: G1 PB - https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/06/26/paraiba-tem-13o-caso-de-malaria-diagnosticado-em-venezuelana.ghtml

Recomendado pelo Google: