header top bar

section content

VÍDEO: Médico dermatologista alerta sobre doenças de pele e orienta como prevenir e tratar em Cajazeiras

Recentemente dois casos envolvendo pessoas famosas chamou a atenção para um tipo de câncer que geralmente é negligenciado pela população brasileira: o câncer de pele

Por Jocivan Pinheiro

16/12/2019 às 14h33 • atualizado em 16/12/2019 às 14h43

Recentemente dois casos envolvendo pessoas famosas chamou a atenção para um tipo de câncer que geralmente é negligenciado pela população brasileira: o câncer de pele.

No primeiro caso a doença foi diagnosticada no treinador de futebol Vanderlei Luxemburgo, que já iniciou tratamento. O outro caso seria no presidente Jair Bolsonaro, mas ele negou que esteja com câncer.

Falta de costume em cuidar da pele – principalmente quando diz respeito ao contato com os raios solares – tem feito surgir casa vez mais casos diagnosticados do câncer de pele. Mas os especialistas acreditam que o número é bem maior se contar os casos que não são registrados.

Na clínica Ame Saúde, em Cajazeiras, o médico Cícero Inácio é especialista em dermatologia, alergias e imunologia. No quadro Diário Saúde, da TV Diário do Sertão, ele destacou algumas das principais doenças de pele relacionadas ao contato com raios solares e também à hereditariedade.

VEJA MAIS: Temperatura entre 38 e 40 graus traz risco de câncer de pele em Sousa; confira dicas

Cícero Inácio, médico alergologista, imunologista e dermatologista, atende em Cajazeiras

Dr. Cícero Inácio fala sobre doenças menos agressivas e de tratamento mais simples como as melanoses e ceratoses, mas alerta para casos que pedem maior atenção como a ceratose actínica, que é pré-cancerígena, e o próprio câncer.

Muitas dessas doenças dermatológicas têm relação direta com o sol, mas também podem ser hereditárias e evoluem rapidamente. Por isso o tratamento preventivo é fundamental.

“Não vacile. Se você perceber qualquer uma dessas lesões em qualquer área do seu corpo, procure um médico dermatologista para fazer avaliação. Isso precisa ser feito o quanto antes, tem tratamento e deve-se correr atrás desse tratamento para ficar bom”, avisa o médico.

A primeira iniciativa de prevenção é o uso de protetor solar. Dr. Inácio garante que quanto maior o fator do protetor, mais eficaz ele é. Além disso, deve-se evitar o sol depois das 9h até antes das 15h. Já para aqueles quem têm predisposição genética, o orientação é realizar exame preventivo pelo menos uma vez por ano.

SERVIÇO

Em Cajazeiras, Dr. Cícero Inácio atende toda segunda-feira na clínica Ame Saúde, localizada na Avenida Aldo Matos de Sá, 1050, Jardim Adalgisa. O telefone é (83) 3531-1106.

Redação DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: