header top bar

section content

Governo faz levantamento do índice de risco do Aedes aegypti e 11 municípios do Sertão estão na lista

De acordo com os resultados, 32 municípios (14,4%) apresentaram índices que demonstram situação de risco para ocorrência de surto e/ou epidemia

Por Tanammy Freire

30/01/2020 às 10h47

Aedes aegypti mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika

Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Operacional de Vigilância Ambiental, divulgou nesta terça-feira (28) o primeiro Levantamento Rápido de Índices para o mosquito aedes aegypti, de 2020, realizado por 222 municípios, de 06 a 10 de janeiro.

O objetivo é nortear as ações de combate contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika e promover comunicação e mobilização, por meio de ampla divulgação dos resultados na mídia estadual.

Dos 223 municípios paraibanos, De acordo com os resultados, 32 municípios (14,4%) apresentaram índices que demonstram situação de risco para ocorrência de surto e/ou epidemia por arboviroses.

VEJA TAMBÉM 

Paraíba registra aumento de casos de dengue em 2019, mas números de óbitos diminui

No sertão da Paraíba 11 municípios (12,5% dos municípios do Sertão) apresentam índice de risco, Matureia, Princesa Isabel, Desterro, Pedra Branca, Sousa, Serra Grande, Patos, Juru, Brejo do Cruz, Cajazeiras e Conceição. O levantamento aponta ainda que 133 (59,9%) municípios encontram-se em situação de alerta e 57 (25,7%) estão em situação satisfatória.

A partir do levantamento, realizado pelos Agentes de Controle de Endemias dos municípios, é feita uma classificação de risco, proposta pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Controle da Dengue: abaixo de 1% da quantidade de imóveis com larvas, é considerado satisfatório; entre 1 e 3,9%, em alerta; e acima de 3,9%, em risco para ocorrência de epidemia.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: