header top bar

section content

VÍDEO: Prefeito de Bom Jesus dá detalhes do plano de enfrentamento do coronavírus sugerido pela CNM

Entre as medidas está a contratação temporária de médicos com recursos para custeio dos mesmos

Por Jocivan Pinheiro

20/03/2020 às 19h50 • atualizado em 20/03/2020 às 19h55

A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) se reuniu em caráter extraordinário e definiu o Plano de Apoio Emergencial aos Municípios no Enfrentamento do Novo Coronavírus, onde foram elaboradas 17 medidas para ajudar as prefeituras.

Um dos representantes do Sertão paraibano no encontro foi o prefeito de Bom Jesus, Roberto Bayma, que foi um dos primeiros do estado a decretar suspensão de aulas nas escolas, de eventos públicos e mudanças no atendimentos dos órgãos da prefeitura.

Segundo Bayma, entre as medidas sugeridas pela CNM estão: liberação de emendas impositivas, sobretudo para a saúde e educação; suspensão temporária de cobrança de precatórios, de verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) retida pela Justiça; de negativação dos municípios no CAUC (Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias); reavaliação do pagamento de dívidas com instituições previdenciárias e contratação temporária imediata de médicos com recursos para custeio dos mesmos.

VEJA TAMBÉM

Pandemia do coronavírus faz CDL reduzir horário de funcionamento do comércio de Cajazeiras

Roberto Bayma avalia que somente com ajuda financeira para os municípios é possível amenizar os impactos econômicos da epidemia e evitar um caos.

“Isso vai gerar, daqui a poucos dias, um caos econômico, e a única forma de conter a problemática de crescimento de tudo isso é fazer com que os órgãos públicos que não trabalham com lucratividade e sim com a qualidade da melhoria de vida do povo tenha condição de bancar tudo isso que vem acontecendo”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: