header top bar

section content

VÍDEO: Conselheiro defende enfermeiras que não atenderam paciente suspeito de Covid-19 por falta de EPI

O conselheiro disse que, por causa da negativa em atender o paciente, as enfermeiras foram ameaçadas pela secretária de Saúde do município

Por Jocivan Pinheiro

25/03/2020 às 19h13 • atualizado em 25/03/2020 às 19h15

Em tom de desabafo, o conselheiro Ronaldo Bezerra, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), defendeu a postura das enfermeiras que evitaram atender um paciente com sintomas suspeitos de Covid-19 porque elas não haviam recebido Equipamentos de Proteção Individual (EPI). O caso aconteceu em um município da região de Cajazeiras, mas o conselheiro não revela o nome.

Ronaldo Bezerra disse que, por causa da negativa em atender o paciente, as enfermeiras foram ameaçadas pela secretária de Saúde do município.

“Esse momento não é de ameaça. Nesse momento vocês, gestores, tem a obrigação de manter todos os profissionais de enfermagem equipados como o Ministério da Saúde preconiza e de acordo com a carteira do Cofen. Esse não é o momento de estar caçando as bruxas”.

VEJA TAMBÉM

Programa Balanço Diário traz a entrevista completa com o conselheiro do Cofen, Ronaldo Bezerra

Ronaldo Bezerra chamou a atenção para a necessidade de manter sempre equipados os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da atenção primária, sobretudo nesse momento em que se inicia a campanha de vacinação contra gripe.

“Esse momento é de união, é de equipar os profissionais de enfermagem, montar plano de contingencia, se unir pra gente avançar e passar por essa epidemia”.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: